Os hosteis ou albergues são boas opções para quem viaja para longe, mas está com o dinheiro curto para a hospedagem. Os hosteis oferecem uma acomodação "sem luxos", mas não deixam de ser confortáveis para ter uma ótima noite de sono. No entanto, os turistas podem ter uma série de receios e dúvidas a respeito da hospedagem em um hostel, como por exemplo, a reserva, a divisão dos quartos e até mesmo eventuais problemas de convivência com outras pessoas. Para ajudá-lo nessa etapa do planejamento da sua viagem, o site Viajar Barato separou algumas informações importantes. Confira:
A maioria dos hosteis possuem quartos coletivos com quatro, oito ou até mesmo 16 camas! A divisão dos quartos com pessoas desconhecidas faz, em partes, o preço ser bem mais econômico.
No momento da reserva, preço de um quarto costuma variar pela quantidade de camas e de pessoas que dividirão o espaço com você.
Leia mais:
Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos
Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter
Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens
Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas
Grande parte dos viajantes usa um hostel somente para dormir, então não há muitos problemas com relação à privacidade, por exemplo.
Por outro lado, os hosteis também possuem quartos individuais e para casais. Você precisa somente verificar a disponibilidade e, em alguns casos, reservar um quarto privado com mais antecedência.
Os quartos podem ser mistos ou exclusivamente femininos ou masculinos. Isso deve ser conferido e informado no momento da reserva.
Os hospedes de um hostel são bastante variados: homens e mulheres que estão viajando sozinhos, grupos de amigos, casais, casais com filhos etc. Mas, no geral, o público é bastante jovem e estão sempre acompanhados em grupos.
Existem muitos sites que fazem indicações de hosteis/albergues na cidade onde você vai ficar de acordo com avaliações de viajantes que já passaram por lá. Mas pesquise não apenas pelo feedback dos internautas, mas também pela localização e as instalações que o hostel tem.
Não existe limite de idade para hospedagem. Não necessariamente, pelo menos. Como o público geralmente é jovem, a procura por parte de estudantes ou jovens que estão fazendo sua primeira viagem é grande, então não é algo que exija regras. Mas podem existir exceções em alguns albergues para quem está viajando sozinho como, por exemplo, idade mínima de 18 anos para se hospedar.
Esteja atento(a) à segurança dos seus pertences. Embora os hosteis ofereçam armários para você guardar sua mochila, nem sempre eles dispões de cadeados. Nem todo viajante tem problemas com furtos, e a maioria das pessoas que dividem o quarto sabe respeitar o espaço dos demais, mas é sempre bom garantir.
Leve toalha de banho, pois nem todos os hosteis oferecem toalhas gratuitamente para os hóspedes.
- Mas, acima de tudo, a principal vantagem de se hospedar em um hostel/albergue é a possibilidade de fazer amizades novas, conhecer pessoas com diferentes culturas, pedir indicações de lugares a serem visitados na cidade, entre outros.