Dicas

Sem papel: TAM lança check-in pelo celular

23 set 2010 às 11:59

A TAM acaba de implementar um projeto piloto nos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo, que permite que os passageiros façam o check-in totalmente sem papel. Os testes do novo serviço tiveram início ontem, dia 21 de setembro, exclusivamente nos voos de Ribeirão Preto para Congonhas (SP)*. Em São José do Rio Preto, os testes devem começar na próxima semana.

Ao fazer o check-in no site da TAM (www.tam.com.br), por meio de um celular conectado à internet ou de um computador, é criado um cartão de embarque eletrônico com um código de barras bidimensional (2D), que pode ser enviado por e-mail ou SMS. O cliente deve acessar o cartão eletrônico no seu celular e apresentá-lo ao agente de segurança do aeroporto para entrar na sala de embarque. Um funcionário da TAM faz a leitura do código 2D diretamente na tela do aparelho no momento do embarque. O serviço também está disponível por meio do aplicativo da companhia para iPhone.


Com o novo serviço, o passageiro pode marcar ou alterar seu assento, além de inserir o número do cartão TAM Fidelidade ou do programa de outra empresa integrante da Star Alliance para registrar a pontuação por meio do celular. É possível, ainda, fazer o check-in de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que estejam no mesmo código de reserva. O cliente só precisa passar pelo balcão de atendimento caso tenha bagagem para despachar.


"Essa ação - em conjunto a outras medidas como a utilização de materiais biodegradáveis e de contêineres ultraleves, ou mesmo a pesquisa de bicombustíveis que a TAM vem adotando - faz parte de uma estratégia ampla e com diversas iniciativas no campo da sustentabilidade, além de colaborar para que a rotina dos nossos clientes seja cada vez mais dinâmica e prática. Atualmente, oferecemos o serviço de check-in pela internet e, a partir de agora, também pelo celular. Nos dois casos, não será mais necessário imprimir o cartão de embarque em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto - uma inovação para o setor. Acreditamos no sucesso do projeto e em sua implementação em novos aeroportos", explica Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

O novo serviço é válido para passageiros que tenham como destino final o aeroporto de Congonhas.


Continue lendo