A febre amarela é considerada uma doença endêmica em alguns países por não ter um tratamento específico, por isso, para os viajantes desembarcarem precisam estar imunizados para evitar novas contaminações.
Confira 10 países onde apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é exigida.
México: Embora não recomende a vacina obrigatoriamente, o país exige a apresentação do CIVP de passageiros com mais de 1 ano de idade que estiveram em áreas de risco de transmissão de febre amarela, e de passageiros que permaneceram mais de 12 horas em aeroportos de países com risco de transmissão.
Leia mais:
Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos
Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter
Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens
Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas
Austrália: O país exige a apresentação do CIVP de passageiros com mais de 1 ano de idade que estiveram em áreas de risco de transmissão de febre amarela. Também exige o CIVP de passageiros com mais de 12 horas de trânsito em aeroportos de países com risco de transmissão, exceto Ilhas Galápagos (Equador), Ilha de Tobago e Misiones (Argentina).
China (Exceto Hong Kong e Macau): Embora não recomende a vacina obrigatoriamente, o país exige a apresentação do CIVP de passageiros com mais de 9 meses de idade que estiveram em áreas de risco de transmissão de febre amarela. O documento também é cobrado daqueles que transitaram por aeroportos de países com risco de transmissão.
Paraguai: O país recomenda a vacina para todos, exceto aqueles que devem visitar ou permanecer apenas na cidade de Asunción. Ainda assim, o Paraguai exige a apresentação do CIVP de todos os passageiros com idade superior a um ano que chegam de áreas de risco de transmissão da doença.
África do Sul: O país exige o CIVP de passageiros com mais de 1 ano de idade que estiveram em áreas de risco de transmissão de febre amarela, e que estiveram nos seguintes destinos: São Tomé e Príncipe, Somália, Tanzânia e Zambia. Também exige o CIVP de passageiros com mais de 12 horas de trânsito em aeroportos de países com risco de transmissão da doença.
Equador: Recomenda a vacina e exige apresentação do CIVP de todos os passageiros com idade superior a um ano que chegam de áreas de risco de transmissão da doença.
Jamaica: Embora não recomende a vacina obrigatoriamente, o país exige a apresentação do CIVP de passageiros com mais de 1 ano de idade que estiveram em áreas de risco de transmissão de febre amarela, e daqueles que transitaram por aeroportos de países com risco de transmissão.
Sri Lanka: O país exige a apresentação do CIVP de passageiros com mais de 9 meses de idade que estiveram em áreas de risco de transmissão de febre amarela, e de passageiros com mais de 12 horas de trânsito em aeroportos de países com risco de transmissão da doença
Vietnã: O país exige a apresentação do CIVP de passageiros com mais de 1 ano de idade que estiveram em áreas de risco de transmissão de febre amarela
Tailândia: O país exige a apresentação do CIVP de passageiros com mais de 1 ano de idade que estiveram em áreas de risco de transmissão de febre amarela, e de passageiros que transitaram por aeroportos de países com risco de transmissão.
No Brasil, a distribuição da vacina contra febre amarela é gratuita. A imunização pode ser feita em qualquer unidade de saúde da rede municipal ou estadual.
Para saber mais a respeito do CIVP acesse o site da Anvisa.
(Com informações do G1)