Comprar com antecedência passagens aéreas para as férias de fim de ano pode gerar uma economia de quase 90% no bolso dos consumidores. É o que revela uma pesquisa recente da agência virtual ViajaNet, que avaliou mais de um milhão de visitas em seu site.
De acordo com o levantamento, uma passagem de Recife ao Rio de Janeiro, com embarque para este mês, custa R$ 298. Se o bilhete for adquirido hoje para uma viagem programada para dezembro, o mesmo trecho sai por R$ 159, uma diferença de quase 90% no valor do tíquete.
Porém, o brasileiro não possui o costume de programar viagens a lazer com antecedência e, por isso, acaba pagando mais caro o bilhete aéreo. A pesquisa da ViajaNet também apontou que 62% dos consumidores de passagens aéreas adquirem o tíquete no mesmo mês do embarque. Apenas 24% programam a compra com um mês de antecedência e 14% com 60 dias antes.
Leia mais:
Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos
Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter
Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens
Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas
Segundo informações fornecidas pelo Ministério do Turismo as viagens domésticas passarão de 215 milhões para 226,4 milhões até o fim de 2014. Os consumidores que estão planejando viajar com a família entre os meses de dezembro e janeiro, período que inclui natal e férias escolares, o ideal é comprar a passagem alguns meses antes.
Segundo Gustavo Mariotto, executivo da ViajaNet, a pesquisa de preço com antecedência pode garantir ao consumidor boas promoções na hora da compra da passagem aérea. "Pois a maioria das companhias realiza promoções com datas específicas e oferece um preço mais em conta, mesmo para viagens e trechos do período de férias", afirma Mariotto.
Fonte: ViajaNet
Perfil de compra
62% compram passagem no mesmo mês;
24% programam a compra com 30 dias de antecedência;
12% adquirem o bilhete com 60 dias de antecipação.