Para quem deseja viajar para curtir as festas de fim de ano e economizar até 26% na compra de passagens aéreas, o mês de outubro é o mais indicado. Segundo levantamento* do Skyscanner, líder em busca de viagens, o melhor período para garantir bons preços em voos domésticos para o Natal é até 18 de outubro. Já para o Ano Novo, como é alta temporada e historicamente a semana mais cara do ano para viajar, o momento ideal para comprar as passagens com uma economia de até 20% é a segunda quinzena de outubro.
Para ajudar na hora do planejamento, o Skyscanner também oferece uma ferramenta chamada alerta de preços, que permite que os viajantes recebam, por e-mail ou celular, notificações das variações de valores para que possam monitorar os aumentos e principalmente as reduções de tarifas, e assim, saber o melhor momento de comprar suas passagens.
Confira algumas dicas práticas e fáceis que ajudam a economizar na compra de passagens aéreas:
Leia mais:
Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos
Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter
Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens
Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas
Sempre compare datas diferentes nas suas buscas. Dependendo do destino, você pode ver uma diferença grande de preços entre voar sábado ou sexta-feira, na terceira ou última semana do mês. O Skyscanner tem um calendário de preços mês a mês e ano a ano que facilita essa visualização e comparação de preços.
Se possível, seja flexível e considere voar para aeroportos alternativos. Geralmente esses aeroportos são um pouco mais afastados, mas a diferença de preços pode valer a pena.
Considere voos com escalas. Na maioria das vezes, voos diretos são mais caros. Uma boa alternativa é escolher companhias aéreas diferentes para os voos de ida e volta.
*A análise de dados foi feita considerando os preços médios semana a semana para destinos domésticos e internacionais em 2014. Os valores percentuais de economia se referem ao preço na semana em comparação ao preço estimado na semana da viagem.