Dicas

Novos quiosques dão o tom na orla de Guaratuba

19 jan 2010 às 11:51

Guaratuba é, sem dúvida alguma, o endereço certo para quem procura agitação na temporada de verão. Os dois maiores empreendimentos de lazer do Litoral paranaense estão lá: o Café Curaçao, que este ano completa dez anos de funcionamento, e o Porto Beach Fun, inaugurado há dois anos. Mais uma vez, esses dois locais devem continuar entre os principais points da temporada.

Porém, este ano, uma novidade deve mudar os hábitos de muita gente. A praia passa a ter 18 quiosques fixos espalhados por toda a orla. Com isso, o veranista tem onde comer um camarão, tomar um chope, uma caipirinha ou um suco natural, com os pés na areia, um capricho que sempre fez falta nas praias paranaenses. Até agora esse serviço era prestado apenas pelo quiosque do Curaçao.


Henrique Faustino, garçom de Curitiba, que passa parte das férias nas praias do Paraná junto com a esposa, gostou da idéia. ‘Como eu trabalho com alimentação, fico com medo de comprar de ambulantes. Aqui, fico bem mais tranquilo’, diz.


Os quiosques foram instalados dois a dois em nove pontos ao longo da orla. O projeto da Prefeitura de Guaratuba é inspirado nos quiosques existentes em Camboriú, com construções de alvenaria e piso com deque de madeira. Os estabelecimentos também têm autorização para atender os banhistas que estão na areia.


Depois da primeira semana de funcionamento, Alessandro Guneski, dono de um quiosque que fica a uns 200 metros do Morro do Cristo, diz que o movimento está sendo bom, principalmente no final de tarde. ‘O pessoal ainda está se acostumando’, diz. Nilza Santos Borges, que abriu o quiosque GG, na Praia Central, preferiu apostar em algo diferente. ‘O nosso tem o diferencial de servir saladas à base de Kani Kama, carpaccio e sanduíches com rosbife e posta à escabeche, além das porções de frutos do mar’, afirma.


Points concorridos


Para a moçada, os espaços mais concorridos são mesmo o Café Curaçao e o Porto Beach. Os dois têm várias pistas com programação diária diversa, que vai do pop rock, sertanejo, pagode, MPB ao eletrônico.


Nas tardes de domingo, por exemplo, um dos grandes points da temporada deverá ser o Porto Iguana, que terá show da Banda Trio Qualquer 3, grupo formado por integrantes da Fuja Lurdes. O Curaçao, por sua vez, promete ferver nos dias de semana, com discotecagens de DJ’s no deck com vista para o mar e, aos sábados, das 16 às 20hs, shows acústicos.


A estudante Janaína Borges, que mora em Guaratuba, aposta também na Casa Rosada como um dos pontos do litoral. ‘A temporada é a nossa salvação porque fora do verão não tem quase nada para fazer na cidade. Nesta época, a gente aproveita para se divertir’, diz ela. A casa tem duas pistas e shows diários de música sertaneja.


Não dá para esquecer, também, a carta gastromômica desses dois espaços. O Curaçao tem um cardápio variado, que vai de carnes nobres, massas, frutos do mar, saladas, risotos até sanduíches, panquecas e porções. O Porto Beach, além dos cardápios do Porto México e Porto Sushi, tem duas novidades que devem esquentar as madugadas e atender os baladeiros: o Porto Dog, com muitos tipos de cachorro-quente, e o Porto Chopp.


Na virada ano, a praia de Matinhos também ganhou um megaespaço para a realização de shows. É o Caiobá Praia Show - Atlântica Arena Caiobá, um empreendimento de 8 mil metros quadrados, localizado na avenida beira-mar. O espaço abrigará grandes eventos. Diariamente apresenta shows de música sertaneja, dentro de um barracão de 500 metros, com capacidade para receber cerca de mil pessoas.


Serviço


Café Curaçao
www.cafecuracao.com.br


Porto Beach Fun
www.portobeachfun.com.br


Casa Rosada
www.casarosadashow.com.br

Caiobá Praia Show e Atlântica Arena
Av. Atlântica, 500, em Caiobá


Continue lendo