Já pensou em se hospedar em um hotel em plena capital da França e pagar apenas o que sua satisfação e consciência acharem justo? Pois essa ideia foi concretizada por cinco hotéis parisienses que lançaram a operação "pague o que quiser". A iniciativa, que ficará em vigor até 10 de agosto, reúne hotéis três e quatro estrelas situados nos 9° e 11° distritos de Paris, próximos, respectivamente, aos bairros da Ópera (além de Montmartre) e da Bastilha.
O objetivo "é fazer com que os clientes reflitam sobre os serviços prestados e sobre a hotelaria em geral", Aldric Duval, que lançou a iniciativa. Ele é proprietário do hotel La Tour d’Auvergne, um quatro estrelas que integra a Châteaux & Hôtels Collection, de hotéis de charme em vários países.
"Pode ser difícil para os hóspedes entenderem os preços praticados. Sites (de viagens) oferecem tarifas diferentes para o mesmo hotel. Isso permite saber qual preço é considerado justo", afirma.
Os hotéis reservam um a dois quartos diariamente para a operação. A reserva deve ser obrigatoriamente feita no site Payez ce que vous voulez (Pague quanto quiser).
A tarifa média do La Tour d’Auvergne, que tem 26 quartos, é de 180 euros (cerca de R$ 536). Os clientes que já se beneficiaram do sistema, lançado na semana passada, pagaram em média 140 euros (R$ 417), segundo o proprietário. "Não é uma operação de promoção e sim de preço justo, de confiança com a clientela", ressalta.
Por esse motivo, a iniciativa não inclui hotéis mais modestos, com apenas uma ou duas estrelas, onde o turista procura os preços mais baratos possíveis.
Duval afirma que poderá reduzir as tarifas de seu hotel caso boa parte dos clientes pague menos do que os preços praticados. A operação também poderá ser renovada, afirma. (Com informações da BBC Brasil)