Dicas

Conheça vantagens de viajar fora da temporada

05 mar 2016 às 10:02

Viajar fora da temporada tem suas vantagens. De março a junho, por exemplo, o turista pode encontrar preços mais atrativos, facilidade para fazer reservas de hospedagem, menos filas nos atrativos e melhor atendimento nos destinos turísticos. A Agência de Notícias do Turismo levantou com os estados alguns eventos que acontecem pelo país durante esse período e podem ser uma boa opção para fugir do movimento das altas estações.

No mês de maio, um dos eventos tradicionais é o Festival do Chocolate e Gramado Aleluia, com data prevista para 11 a 27 de março. Nesses dias, as lojas decoram a cidade com coelhinhos, ovos e promovem atrações como a caça ao ninho. Durante os finais de semana acontece a Parada da Páscoa. De 22 de março a 17 de abril acontece a festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis (GO). A cidade histórica com casinhas coloniais e ruas de paralelepípedo fica alegre com a manifestação popular, que atrai tanto religiosos como leigos.


Em abril, a encenação da Paixão de Cristo toma conta em São Gonçalo do Amarante (RN). O evento acontece no monumento dos mártires de Uruaçu. O espaço foi construído para lembrar dos mártires que foram dizimados por resistirem às invasões holandesas. No Mato Grosso do Sul, de 29 de abril a 1 de maio, a festa da linguiça de Maracaju, no município de mesmo nome, também é um tradicional evento no ramo da gastronomia, que atrai um grande público para os shows regionais e danças típicas. A linguiça de Maracaju é feita da carne de boi, embora inicialmente fosse produzida artesanalmente a partir da carne suína.


No mês de maio, dia 3, começa o revezamento da tocha das Olimpíadas, em Brasília. A capital federal tem seus encantos para além da política, na arquitetura e no verde que impera em suas largas avenidas. No mesmo mês, em 21 de maio, ocorre o Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Quem gosta de pescar e curte natureza, não pode perder. Três Lagoas possui um porto onde são guardadas as embarcações e lanchas, um balneário com praias do rio Sucuriú e a usina de Jupiá, construída inteiramente com tecnologia brasileira.


Junho é o mês das tradicionais festas de São João em Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Mossoró (RN). É hora de comer pamonha, cural, canjica e colorir as cidades com bandeirolas e tirar a roupa de caipira do armário para participar das quadrilhas. No final do mês, o Amazonas também fica movimentado com o festival de Parintins, celebrado todos os anos com a tradicional disputa dos bois Caprichoso e Garantido, no último final de semana de junho.


CALENDÁRIO - O Ministério do Turismo deverá lançar ainda este mês o Calendário Nacional de Eventos Turísticos. O objetivo é ajudar a divulgar os principais eventos turísticos do Brasil, servindo, por exemplo, como uma importante fonte de informações para auxiliar o planejamento de viagens motivadas por eventos. Seu conteúdo ficará disponível na internet, por meio do portal do turismo, e será constituído integralmente de informações enviadas pelos parceiros e secretarias estaduais e municipais.


A ideia é que as secretarias municipais e estaduais do Turismo e os organizadores de grandes eventos e festivais do país colaborem com o preenchimento do formulário. Deverão ser cadastrados os eventos com notório conhecimento popular e geradores de fluxo de turistas. Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica. Para incluir o seu evento no Calendário Nacional de Eventos é necessário preencher o formulário que está disponível na página do ministério. O conteúdo registrado via formulário passará por aprovação e edição de equipe técnica antes de ser publicado no calendário.


Saiba mais sobre como preencher o formulário. Acesse o Manual de Preenchimento - Calendário de Eventos (Download - PDF).


Ouça áudio no qual o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, destaca a variedade de atrativos nacionais em todas as épocas do ano.


Veja abaixo o calendário de eventos de algumas cidades brasileiras para programar sua viagem:

Março


04 a 20 de março– 1º Festival de Cerveja de Curitiba (PR)


09 a 13 de março – Festival de Fotografia de Tiradentes (MG)


11 a 27 de março - 21ª Páscoa Em Gramado – Festival do Chocolate E Gramado Aleluia (RS)


20 a 27 de março – Semana Santa em São João del Rei (MG)


22 de março a 17 de abril – Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis (GO)


Abril


10 de abril – Meia maratona de Paraty (RJ)


15 de abril a 15 de maio – festival de Comida de Buteco de Belo Horizonte (MG)


17 a19 de abril – Encenação da Paixão de Cristo em São Gonçalo do Amarante (RN), no monumento dos mártires de Uruaçu.


18 de abril – Encenação da Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas (RN)


29 de abril a 1 de maio – Festival de Inverno em Cerro Corá (RN)


29 de abril a 1 de maio - Festa da linguiça de Maracaju (MS)


Maio

3 de maio – início do revezamento da tocha das Olimpíadas em Brasília (DF)


06 a 15 de maio – Festival de Teatro Tiradentes em Cena (MG)


13 a 26 de maio – Feira Internacional de Artesanato em Curitiba (PR)


15 a 17 de maio – Cavalhadas em Pirenópolis (GO).


20 a 22 de maio – Bourbon Festival em Paraty – festival de jazz, blues, r&b e soul internacional (RJ)


21 de maio - Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas – Sucuri Fish (MS)


26 de maio – Ironman em Florianópolis (SC)


29 a 03 de maio - 1º Festival de Cervejas de Pirenópolis – Piri Bier (GO)

Junho

Todo mês de junho - Festa de São João em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) e Mossoró Cidade Junina (RN)


4 de junho - Festival de Pesca do Tucunaré Paranaíba (MS)


10 a 12 de junho – Tiradentes Jazz Festival (MG)


13 a 30 de junho – Teatro a Céu Aberto em Mossoró, em comemoração a resistência de Mossoró ao Bando de Lampião.


24 a 26 de junho - Festival de Parintins (AM)

26 a 29 Junho - Festa do Peixe em Aquidauana (MS)


Continue lendo