O dólar tem alcançado valores que não eram vistos há mais de 10 anos e já ultrapassou a casa dos R$ 3,50. Mas, isso não quer dizer que as pessoas estão deixando de viajar ou que precisam deixar de fazer planos para a tão sonhada viagem. Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo "Sondagem do Consumidor" a busca dos brasileiros por destinos nacionais cresceu de 67,8% em fevereiro de 2014 para 73,2% este ano, alternativa que os viajantes estão buscando para driblar a alta da moeda norte-americana.
Em Londrina, a alta do dólar está levando muitos turistas a fazerem adequações nas viagens planejadas para o exterior, mas não é encarada como motivo para cancelamento das viagens.
Na Albatroz Turismo, agência de viagens que este ano está completando 30 anos no mercado, a diretora Cristiana Pitol Grassano conta que não foi registrada nenhuma desistência ou cancelamento devido à alta do dólar. "Os clientes não desistem de viajar, até porque não há previsão de que a cotação do dólar vá cair num curto prazo, mas fazem adequações: ficam menos tempo, optam por hotéis mais econômicos e compram menos lá fora".
Segundo Cristiana, muitos clientes optam em embarcar para a Europa e América do Sul, ao invés dos Estados Unidos. A preferência pela Europa é porque a diferença de preço entre o euro e o dólar está bem pequena. A diretora da Albatroz cita Portugal e Turquia como os destinos em alta no momento, com preços mais acessíveis. "Há programas para a Turquia, de quatro noites, com estadia em hotel cinco estrelas e vários passeios incluídos custando a partir de 750 euros por pessoa a parte terrestre. É uma viagem cultural, diferente, com lugares lindos para se conhecer ", exemplifica.
Já os destinos na América do Sul ganham atratividade com as promoções das companhias aéreas. "A hotelaria na América do Sul também é mais em conta. Entre os países, o que mais temos vendido é Chile", cita.
Dicas de economia
Felizmente, para quem já tem viagem planejada para o exterior e não pretende mudar de ideia, há formas de economizar. A Kayk , empresa especializada em pesquisas de viagens on-line, elaborou dicas indispensáveis que podem ajudar os viajantes a não afundarem o orçamento. Anote:
*Trata-se de uma previsão baseada na análise do histórico de mudança de preços e não é uma garantia para resultados futuros de como os preços podem evoluir.
Serviços:
Albatroz Turismo (www.albatrozturismo.com.br)
Kayak (www.kayak.com.br)