Viajar durante a baixa temporada pode ser a solução para que você consiga finalmente tirar as férias dos sonhos sem ter dores de cabeça. Essa época é propícia para conseguir descontos e menos tumulto nos destinos. Pensando nisso, separamos cinco dicas dadas pelo ViajaNet para que você torne sua viajem mais gostosa e tranquila, confira:
1. Passagens em conta
Ofertas, promoções e facilidades de pagamento estão entre as vantagens de comprar tíquetes para essas épocas. Para quem quer viajar pelo Brasil, o Nordeste é uma alternativa entre os meses de setembro a novembro, quando as passagens podem custar menos de R$ 1 mil por pessoa. Para o exterior, é possível encontrar passagens de ida e volta nesse valor – até mesmo para lugares distantes como os Estados Unidos.
Leia mais:
Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos
Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter
Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens
Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas
2. Acesso a pontos turísticos
A Torre Eiffel, o Coliseu, o Cristo Redentor e as Pirâmides do Egito, entre muitos outros pontos, sempre serão locais muito requisitados por turistas, mas aproveitar esse tipo de atividade na baixa temporada pode fazer a diferença entre passar um dia no passeio ou plantado em uma fila. Dias e horários alternativos também ajudam nessa empreitada.
3. Economia no local
Uma das leis comerciais mais antigas da civilização moderna, a "da oferta e da procura", é aplicada à perfeição na maioria das localidades turísticas. Se a época é de alta procura, os preços sobrem e a qualidade nem sempre acompanha – seja em hospedagem, alimentação ou passeios. Já na baixa temporada, além de o turista ter mais opções, ele pode ser mais bem atendido quanto a valores pagos e benefícios recebidos.
4. Agenda confortável
A programação de quem viaja fora de temporada pode ser muito mais flexível a fim de aproveitar tudo o que uma região pode oferecer sem precisar se preocupar demais com o relógio. A época também é perfeita para viajar com a família, pois, além de contar com custos mais baixos, as atividades na baixa temporada só saem do "script" por vontade dos envolvidos.
5. Tranquilidade
O fluxo menor de pessoas também garante momentos da calmaria para quem busca por isso. Como os destinos contam com menos gente do que em épocas de férias ou datas comemorativas, quem viajar na baixa temporada pode ficar mais sossegado, principalmente quanto à liberdade de curtir os passeios, de manhã até a noite.