Dicas

Brasileiros têm atendimento médico gratuito em 7 países

21 fev 2012 às 12:52

Pouca gente sabe, mas brasileiros que contribuem para a Previdência Social, além de seus dependentes, têm direito a atendimento médico gratuito em cinco países: na Itália, em Portugal, no Chile, na Grécia e em Cabo Verde. Além disso, na Argentina e no Uruguai o atendimento é destinado a todos, isto é, nem precisa necessariamente ser segurado do INSS para utilizar o benefício.

Normalmente na compra da passagem, o seguro-viagem traz várias coberturas ao passageiro. "O mais simples inclui morte, invalidez por acidente e perda de bagagem", afirma Alexandre Penner, gerente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).


Além disso, existe a possibilidade de os que querem optar apenas por ter assistência farmacêutica, odontológica, ambulatorial e hospitalar na rede pública nesses cinco países, obterem o Cdam (Certificado de Direito à Assistência Médica) - documento emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, com a apresentação do passaporte e de comprovantes de contribuição ao INSS, entre outros documentos.


No ano passado, o órgão emitiu 13.895 certificados, número 27,1% menor do que o registrado em 2010. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul são os Estados que lideraram as solicitações.


Com o fim da exigência de emissão do Cdam para ser atendido nos vizinhos Argentina e Uruguai no ano passado, os números desses países também diminuíram.

Segundo Adalberto Fulgêncio, diretor do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), órgão responsável pela emissão dos certificados, a validade do documento varia "de acordo com a necessidade do viajante", mas tem prazo máximo de um ano, com possibilidade de renovação. (Fonte: Folha.com)


Continue lendo