A Embratur e o Google lançaram uma ferramenta inédita para promoção turística do Brasil no exterior. Um canal exclusivo no site YouTube traz vídeos de diversos destinos turísticos brasileiros, além de depoimentos de turistas estrangeiros e celebridades nacionais falando sobre o país.
"Nós queremos o mundo, os que nos visitaram, falando dessa nossa experiência", declarou Jeanine Pires, presidente da Embratur, durante a entrevista coletiva de lançamento da ferramenta, realizada hoje, em São Paulo. "Nós vendemos experiências, não vendemos produtos tangíveis", disse Jeanine, ao explicar a decisão de associar os vídeos com imagens das localidades ao relato de visitantes e pessoas famosas sobre o Brasil.
Entre as celebridades participantes estão, por exemplo, o tenista Gustavo Kuerten e a apresentadora da Rede Globo Maria Paula.
Leia mais:
Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera
Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!
Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada
Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!
Os vídeos, narrados em português ou inglês, trazem legendas em 68 idiomas, inclusive o árabe. Inicialmente, já estão disponíveis as gravações sobre 88 locais, mas devem chegar a cerca de 280, número de destinos turísticos promovidos pela Embratur no exterior.
Outra atração da ferramenta é sua associação com o Google Maps. Enquanto o internauta assiste ao vídeo sobre uma determinada cidade ou estado brasileiro, o site indica sua posição geográfica no mapa do país.
O Google levou seis meses para produzir este projeto com exclusividade para a Embratur. Ainda no primeiro semestre deste ano, os internautas poderão adicionar seus próprios vídeos e depoimentos.
De acordo com dados da Embratur, 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2008 utilizaram a Internet como principal fonte de informação para a viagem.
Jeanine não revelou o valor investido na ferramenta, que destacou ser parte de uma estratégia maior de divulgação do Brasil no exterior. "É fruto da necessidade que identificamos sobre o que o turista precisa para visitar o Brasil."
No entanto, ela afirmou que 30% do investimento em publicidade realizado pela Embratur é destinado à comunicação digital.
"Essa experiência é, do ponto de vista turístico, um case mundial", ressaltou a presidente da Embratur, acrescentando que outros países já entraram em contato com o Google para pedir uma ferramenta semelhante.
Segundo Jaderson Alencar, gerente de Marketing da Embratur e responsável pelo projeto, haverá uma "divulgação massiva" do site, com sua inclusão em todas as redes sociais pertencentes ao Google, por exemplo, e seu envio para uma lista com mais de 400 mil nomes de pessoas relacionadas ao setor turístico, entre outras ações.
Participaram ainda da entrevista coletiva o diretor geral do Google Brasil, Alex Dias, e o diretor da área de Turismo do Google, Jorge Dib.
Para conhecer a nova ferramenta, basta acessar o site www.youtube.com/visitbrasil.