Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Malas prontas

Veja 5 dicas para fugir da folia e descansar no Carnaval

Redação Bonde
09 fev 2012 às 09:50

Compartilhar notícia

- Werner Zotz/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se você não gosta de Carnaval e acredita que o país inteiro estará movido à folia durante o feriado, muita atenção! É possível sim, ficar longe da aglomeração e da serpentina e aproveitar os quatro dias da festa em locais que aliam natureza, lazer e tranquilidade. Confira nosso roteiro especial!

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (São Paulo)

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Localizado no Vale do Ribeira, em São Paulo, o parque, conhecido como Petar, abriga a maior reserva brasileira de Mata Atlântica preservada. Seus 35 mil hectares de fauna e flora são ideais para prática de esportes radicais em morros e cachoeiras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!



Outra grande atração são as cavernas. Há mais de 300, embora somente 12 estejam abertas à visitação. As mais conhecidas são a de Santana, do Morro Preto e da Água Suja – todas numa região do parque chamada núcleo de Santana. Para chegar às cavernas, passa-se por trilhas repletas de pássaros e frutas silvestres, e também por rios e pontes estreitas. Sem guia, nem pensar.

Publicidade


Como chegar


De São Paulo: Fica a cerca de 370 km da capital. Pegue a rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até o município de Iporanga.

Publicidade


De Curitiba: A 179 km de Iporanga. Siga pela BR-116 até a cidade paulista.


Onde ficar

Publicidade


– Pousada da Diva: Oferece locação de equipamentos para a prática de esportes no parque, além de quartos com chuveiros elétricos e serviço de lavanderia. www.pousadadiva.com.br. Telefones: (15) 3556-1224 ou (15) 3556-1308


– Pousada Mata Atlântica: Possui piscina, janelas com tela mosquiteiro e charmosas redes na varanda. www.pousadamataatlanticapetar.com.br. Telefone: (15) 3272-5040.

Publicidade


Informações sobre ecoturismo e aventura: www.petaronline.com.br.


Serra do Rio do Rastro (Santa Catarina)

Publicidade


Um dos mais encantadores trechos da Serra Catarinense. Pode-se fazer de carro o trajeto entre a cidade de Tubarão, próxima ao litoral de Santa Catarina, e Lages, no planalto catarinense, em meio à paisagem de montanha. Pare em Bom Jardim da Serra, localizada 1.245 metros acima do nível do mar. Aproveite para se banhar em uma das 35 cachoeiras da região e para visitar os cânions – entre eles o das Laranjeiras, da Ronda e do Funil.


Divulgação
Divulgação

Urubici, um dos município que fazem parte do roteiro da Serra do Rio do Rastro


Já em Urubici, dê uma passada na vinícola Villa Francioni, que produz vinhos para exportação. Se estiver com um pouco mais de tempo, conheça as cavernas que abrigam inscrições rupestres com mais de 4 mil anos de idade. Se gosta de turismo rural, nada melhor do que concentrar sua atenção em Lages: há várias fazendas históricas.

Publicidade


Como chegar


De Lages: Acesso pela BR-282 e, em seguida, pela SC-430. O trajeto dura cerca de uma hora.


De Florianópolis: Siga pela BR-101, pegue a BR-282 e depois entre na SC-430.


Onde ficar


– Rio do Rastro Ecoresort: Perto do Parque Nacional São Joaquim. Internet wireless, biblioteca, piscina aquecida e jacuzzi ao ar livre fazem parte dos mimos do local. www.riodorastro.com.br. Telefone: (48) 3491-2610.


– Pousada Morro Grande: Em Bom Jardim da Serra. Oferece passeios a cavalo, caminhadas ecológicas e pode organizar visita ao cânion das Laranjeiras. www.pousadamorrogrande.com.br. Telefone: (49) 3232-0103.


Alter-do-Chão (Pará)


Paisagem de litoral no meio da Amazônia. Localizada a 30 quilômetros de Santarém, no Pará, esta vila é banhada pelo rio Tapajós, tão volumoso que suas águas chegam a formar pequenas ondas que se quebram nas areias brancas, aliás, branquíssimas. Uma das praias mais bonitas é a de Ponta de Pedras, com dunas pontuadas de formações rochosas. Até há blocos de Carnaval em Alter do Chão, mas a festa ocorre longe das praias, justamente para preservar o clima de calmaria.


Werner Zotz/Divulgação
Werner Zotz/Divulgação



É um local ideal para fazer trilhas ecológicas e para se encantar com o boto cor-de-rosa. Com a maré cheia, as principais ilhas ficam acessíveis de lancha ou barco.


Como chegar


De Santarém, é possível pegar um barco para atravessar o rio Tapajós. O trajeto dura cerca de 2h30. Já de carro você chega em 40 minutos.


Onde ficar


– Beloalter: Tem piscina e praia particular e oferece internet wi-fi para quem tem notebook. O cardápio do restaurante é recheado de pratos típicos. www.beloalter.com.br. Telefone: (93) 3527-1230.


– Pousada do Mingote: A 200 metros da praia. Algumas suítes têm ar-condicionado central e serviço de hidromassagem. www.pousadadomingote.com.br. Telefone: (93) 3527-1158.


Lagoa Santa (Goiás)


Faz parte da região das águas de Goiás – a mesma de Caldas Novas e Rio Quente, mais famosas. O cartão-postal do município são as Thermas Lagoa Santa, um local em que matas, rio e nascentes de água quente (31º) misturam-se para formar um cenário paradisíaco.


Divulgação
Divulgação

Lagoa de água quente, rodeada de matas, é principal atração do município


O Balneário Kin Gin não é tão arrebatador, mas suas cinco piscinas com toboágua, cercadas de área verde, são boa diversão para crianças.


Como chegar


De Goiânia: Pegue a BR-164 e, depois, a BR-152. São, ao todo, 420 quilômetros.


Onde ficar


– Thermas Lago Santa: abriga o lago natural que é a principal atração do município. São 32 apartamentos, com ar-condicionado e TV. www.thermaslagoasanta.com.br. Telefone: (64) 3640-1122.


– Pousada Sakura: O restaurante onde são servidos café da manhã e almoço tem vista para o rio Aporé, que divide Goiás e Mato Grosso do Sul. Quartos com ventilador de teto e TV. Telefone: (64) 3640-1119


João Pessoa (Paraíba)


A capital paraibana, como toda capital do Nordeste, tem seus desfiles e blocos tradicionais durante o Carnaval. Mas ficam mais restritos ao centro e às praias próximas a ele. Em locais mais afastados, como Coqueirinho e Tabatinga, é possível descansar sem ouvir os foliões. Para os menos acanhados, há até uma praia de nudismo, Tambaba.


[local="20120209-1297"]
Vista aérea do litoral de João Pessoa


Quer mergulhar? Escolha entre as praias de Manaíra, Tambaú, Bessa ou Cabo Branco, as mais paradisíacas. Elas também são ótimas opções para passeios noturnos, com seus restaurantes badalados – mas aí você já estará se aproximando do agito...


Como chegar


Do Sudeste e do Sul: Acesso pela BR-101. Quem vem de Fortaleza deve pegar a BR-116, passar para a BR-304, para a BR-406 e, em seguida, entrar na BR-101.


Onde ficar


– Pousada dos Mundos: Fica de frente para a praia de Tabatinga. Local agradável, com redes deliciosas sob as árvores. www.pousadadosmundos.com.br Telefone: (83) 3290-1356

– Tambaú Flat: Possui piscina, minicopa, sala de ginástica e fica a 100 metros da Praia de Tambaú. www.tambauflat.com.br. Telefone: (83) 2107-8800 (Fonte: Portal Vital)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo