Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Roteiro rural

Um passeio pela história nos caminhos de Bento Gonçalves

Redação Bonde
25 jan 2012 às 12:33

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O roteiro turístico Caminhos de Pedra, localizado no município de Bento Gonçalves (RS), é uma estrada ao longo da qual estão espalhadas as casas dos primeiros imigrantes italianos do País. Hoje, muitas dessas propriedades estão abertas à visitação. Outras foram adaptadas para receber turistas que desejam experimentar a cozinha da nonna, visitar um criador de cabras e provar queijos feitos no local, ou observar senhoras fazendo capeletti numa casa de massas. Segundo a Secretaria de Turismo da cidade, o objetivo é que nos próximos cinco anos, pelo menos 60 propriedades estejam recebendo a visita de turistas.


Vinílola Salvati & Sirena


O projeto Caminhos de Pedra, idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo arquiteto Júlio Posenato, surgiu a partir de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, realizado no ano de 1987. Percebeu-se então que o distrito de São Pedro possuía várias casas antigas feitas de pedra ou madeira, algumas delas bem-preservadas, que conservavam a cultura e a história do tempo da imigração italiana. Depois de uma restauração, o local passou a receber visitantes. Segundo dados da Associação Caminhos de Pedra, o roteiro, pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, recebe uma média anual de 60 turistas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação
Divulgação

Pousada Cantelli


São muitas as atrações existentes ao longo do roteiro turístico Caminhos de Pedra. Dentre elas, podem ser citados o restaurante Nonna Ludia, a Casa da Ovelha, a Casa das Massas e Tecelagem, a Cantina Strapazzon e a Casa da Erva-Mate.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


Restaurante Nonna Ludia

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Também conhecida como Casa Bertarello, a construção, toda de pedra, foi erguida por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua. Anos depois, em 1925, foi adquirida pela família Bertarello. Em 1930, após ter sido rebocada, perdeu suas características originais. Mas felizmente, em 1984, foi restaurada pelo Projeto Cultural Caminhos de Pedra. Uma das atrações do local é um umbu centenário cujo tronco e raízes formam uma pequena gruta. Hoje, a Casa Bertarello abriga um restaurante que serve o típico cardápio italiano, ou seja, polenta, galeto, salada de radicci, espaguete e outras delícias.


Casa da Ovelha

Publicidade


Divulgação
Divulgação


A Casa da Ovelha fica num sobrado de madeira construído em 1917. Antigamente, o local funcionou como hotel e restaurante. Hoje, a propriedade abriga uma criação de ovelhas Lacaune, originárias da França, que está aberta à visitação. O turista pode também observar o feitio de derivados de leite, assim como degustar ou comprar queijos, doce-de-leite e iogurtes de diversos sabores. O leite de ovelha tem mais cálcio que o leite de vaca, o que é muito bom para a formação óssea. Possui também excelente digestibilidade. No local, é ainda possível adquirir produtos feitos de lã e pele de ovelha, tais como tapetes e chinelos.


Casa de Massas e Tecelagem

Publicidade


Divulgação
Divulgação


A casa, feita de madeira, foi erguida em 1935 por Pietro Strapazzon. Em 1996, ao ser totalmente restaurada pelo Projeto Caminhos de Pedra, retomou suas características originais. Hoje, abriga uma casa de massas onde o visitante pode observar as senhoras preparando espaguete, capeletti, tortéi, etc. No andar de cima, funciona um restaurante que serve as massas caseiras feitas no local, assim como um espaço para tomar chá com biscoitos ou pão de mel. Muitos dos produtos podem ser degustados antes que se tome a sábia decisão de levá-los para casa. No porão da casa, funciona também a Casa da Tecelagem, onde há uma produção manual de tecidos (mantas, tapetes, etc.) feitos em históricos teares artesanais. Além de presenciar o processo, pode-se adquirir as confecções.


Cantina Strapazzon

Publicidade


Divulgação
Divulgação


A casa feita de pedras irregulares foi construída por volta de 1880, pelo imigrante Giovanni Strapazzon e possui as características originais da primeira geração de imigrantes. Em 1995, uma cena do filme "O Quatrilho" foi filmada no local. Numa outra construção dentro da propriedade, funciona uma cantina onde é explicado o processo de elaboração do vinho. Já no porão da residência da família Strapazzon, construído em pedras regulares na década de 40, há a degustação de produtos coloniais como salames, copa, queijos, grapa, suco de uva e vinho.


Casa da Erva Mate

Publicidade


Divulgação
Divulgação


A Casa da Erva Mate funciona ao lado de um pequeno riacho. Suas águas são responsáveis por girar a roda do moinho que, através de força mecânica, ativa um pilão que mói a erva-mate. No local, o visitante pode acompanhar todo o processo artesanal do feitio da erva-mate. É possível conhecer o arbusto de onde vêm as folhas do mate, assim como imensos pilões de madeira usados para moê-la. E há metros dali, do outro lado da rua, é oferecida aos visitantes uma degustação de chimarrão. No local, funciona também uma pequena loja onde cuias e ervas podem ser adquiridas para que a mais típica das bebidas gaúchas possa ser preparada em casa.


O assentamento italiano

Publicidade


A partir de 1870, às margens do rio Barracão, a Comissão de Colonização e Terras do Governo Imperial do Brasil demarcou os primeiros lotes de terra para receber os colonos italianos. A estrada demarcada ficou conhecida como Linha Palmeiro, uma homenagem ao Major Engenheiro José Maria da Fontoura Palmeiro, responsável pelos assentamentos. No final de 1875, o local começou a receber as primeiras levas de imigrantes. Estes recebiam seus lotes, assim como ferramentas, e sementes para o plantio de subsistência, e eram cadastrados. Tudo o que receberam, inclusive a terra, era parte de uma dívida com o Governo Imperial que deveria ser quitada ao longo de 10 anos.


Onde Comer


Restaurante Nonna Ludia - Caminhos de Pedra - (54) 3454-9756.


Casa da Ovelha - Caminhos de Pedra – Distrito de São Pedro - (54) 3455-6399.


Casa de Massas e Tecelagem - Caminhos de Pedra – distrito de São Pedro
(54) 3455-6393.


Cantina Strapazzon - Caminhos de Pedra - Distrito de São Pedro - (54) 3455-6312.


Casa da Erva Mate - Caminhos de Pedra – Distrito de São Pedro - (54) 3455-6427. *Fonte: Brasil Sabor - Abrasel (Associação Brasileira de Restaurantes) / Ministério do Turismo


Próximo roteiro: Passeio de Maria Fumaça, um emocionante e nostálgico passeio pela Serra Gaúcha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo