As capitais brasileiras podem reservar muitas surpresas para os amantes da aventura. Com a Páscoa chegando, o site Webventure separou alguns destinos para aqueles que passarão o feriado nas grandes metrópoles e desejam aproveitar da melhor forma o espírito outdoor. Confira quais foras as eleitas:
Macapá, Amapá
É a única capital nacional cortada pela Linha Imaginária do Equador, que divide os hemisférios Norte e Sul e também não é interligada a outras capitais por nenhuma estrada. É ideal para os trekkers que procuram passeios de trilha.
Rio Branco, Acre
Banhada pelo Rio Acre e mais próxima do Oceano Pacífico do que do Atlântico, o local tem um potencial enorme e reserva boas surpresas aos turistas. Além de trilhas, os aventureiros podem praticar rafting.
São Luís, Maranhão
Para quem vai visitar a região, a capital São Luís e a vizinha Alcântara são ótimos destinos. A primeira traz o charme dos casarões antigos, bons hotéis e culinária local, além de toda a história do estado. Já Alcântara oferece o contato com uma natureza maranhense e a oportunidade da prática de esportes de aventura, como trilhas e corrida de montanha.
Natal, Rio Grande do Norte
A diversidade natural da "Cidade do Sol", como é conhecida no Nordeste, é reconhecida como a que apresenta o maior número de dias de sol por ano no país. É o paraíso para os montanhistas de plantão e para os que adoram praticar off-road nas famosas dunas de Natal.
Maceió, Alagoas
Com um litoral formado por praias de beleza marcante, a cidade apresenta natureza exuberante e é perfeita para os amantes do rapel, devido à diversidade de cachoeiras. A vegetação também favorece o arvorismo, o trekking e as atividades de camping.
Porto Velho, Rondônia
Atrações principais: O Parque Nacional de Pacaás Novos, o vale do rio Guaporé (zona de transição entre o Pantanal mato-grossense e a Amazônia) são alguns dos lugares procurados pelos turistas que querem praticar esportes de aventura, como arvorismo e trekking, e ecoturismo.
Boa Vista, Roraima
O folclore da capital contém elementos de grande riqueza cultural, caracterizados pelas danças indígenas e pelos hábitos. Além disso, o forte do local é a vegetação exuberante e as trilhas, ideais para camping entre paisagens incríveis e trekking.
Curitiba, Paraná
A cidade possui mais de 26 parques e bosques preparados para os visitantes, somando mais de 80 milhões de m² de área verde preservada. Atividades outdoor são vistas constantemente, e os ciclistas podem pedalar enquanto admiram o verde exuberante.
Belo Horizonte, Minas Gerais
Aqueles que desembarcarem na capital mineira podem visitar o Parque Natural do Caraça, que fica cerca de 1h30min de Belo Horizonte. O lugar é repleto de cachoeiras, que podem ser aproveitadas na prática de rapel.
Brasília, Distrito Federal
Localizada em uma região charmosa, com seus gramados, monumentos, opções de lazer, Brasília é tão arborizada que pode ser considerada uma cidade parque. É ideal para atividades como paintball, tirolesa com 1.220 m de extensão, uma das maiores do Brasil, canyonismo, trekking, hiking, e muito mais para aqueles que querem conhecer o centro político do país, mas que não conseguem viver longe da aventura. (Fonte: Webventure)