Com 110 mil habitantes e localizada ao norte da Venezuela, a ilha de Aruba, no Caribe, é conhecida por suas águas claras e areia branca. Oferece infraestrutura completa de lazer, com 28 hotéis e resorts ao longo da costa oeste, spas, cassinos e campos de golfe - sendo um profissional com 18 buracos. Além disso, a Ilha Feliz, como é conhecido o país, apresenta gastronomia internacional variada e diferentes opções de compras. Atividades para toda a família estão disponíveis em terra firme, com passeios e visitas pela ilha, e também na água, com mergulho em seu mar cristalino e esportes aquáticos. Sua localização privilegiada mantém o clima a agradáveis 28 ºC quase todo o ano e fora da rota de furacões. E o melhor: turistas brasileiros não precisam de visto para entrar no país.
As praias da área hoteleira de Aruba - Eagle Beach e Palm Beach - são bem famosas e certamente merecem toda a atenção que recebem da mídia e entre os viajantes. No entanto, o litoral conta também com dezenas de praias menores e menos conhecidas, frequentadas por nativos e turistas exploradores. Se você quer conhecer (e se encantar) com ondas intensas, águas plácidas, areias finas e rochedos românticos, arrume sua sacola de praia e vá passar um dia feliz nas praias escondidas de Aruba! Conheça algumas opções (imagens na galeria):
Boca Prins
Leia mais:
Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera
Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!
Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada
Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!
Muitos dos paraísos escondidos de Aruba estão no Parque Nacional Arikok, que ocupa 20% da ilha. Um desses lugares é Boca Prins, que tem dunas de areia espetaculares que mudam de forma constantemente com o vento.
Dos Playa
São, na verdade, duas praias do Parque Nacional Arikok, entre penhascos de calcário, um dos pontos favoritos para os surfistas locais. Além do surfe, é um ótimo local para fazer piqueniques e tomar sol. Apesar dos surfistas, não é recomendável nadar nessa praia, uma vez que as ondas são fortes. A Dos Playa tem um papel importante para as tartarugas, que fazem seus ninhos ali. Mas não se preocupe, elas estão protegidas!
Piscina natural
Ainda dentro do parque, existe uma piscina de água do oceano protegida do mar bravo por uma barreira de enormes rochas de lava. Com sua paisagem única, é difícil não se sentir tentado a entrar na água para se refrescar, e esse é um dos poucos pontos do parque onde nadar é permitido. Tanto nativos quanto turistas adoram praticar snorkel na piscina, que é conhecida como Conchi.
Wariruri
Logo além das Ruínas das Minas de Ouro Bushiribana está Wariruri, uma enseada de areia encontrada ao longo da costa rochosa. As forças da natureza que criaram essa pitoresca praia se encarregaram de esculpir também uma ponte natural. Wariruri é ótima para surfar. Pescadores locais também gostam de pescar dos penhascos mais baixos nas laterais da praia.
Urirama
Esta é mais uma área popular para o surfe e bodyboarding. É tão boa para a prática desses esportes que várias competições são organizadas nesse local. É ideal ser experiente para surfar por aqui!
Lighthouse Beach
Próxima às Dunas Califórnia, essa praia é incrível por ser calma e isolada. Na Lighthouse Beach, as ondas são gentis e criam um lugar seguro para entrar na água e relaxar. Um conjunto de grandes rochas fica na ponta da praia, além de pedras calcárias e pequenas piscinas formadas pela maré, deixando o cenário ainda mais interessante. Por aqui, é divertido observar as lindas conchas que colorem a areia!
Arashi
Ao norte está a última praia da lista: Arashi, uma das mais populares entre os arubanos. A praia é elogiada por sua água azul-cristalina, areia branca como açúcar, palapas bem cuidadas e uma vista pitoresca do Farol Califórnia. O mar é tipicamente calmo, mas mudanças ocasionais no tempo levam os surfistas para lá. A 150 metros da costa, há um recife de coral perfeito para praticar snorkeling, enquanto um recife menor fica mais próximo, na parte rochosa que separa Arashi da praia de Boca Catalina.