Em nenhum outro lugar do Brasil faz tanto frio. E é em busca da neve que chegam viajantes do país inteiro às cidades de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Mas esse milagre dos céus, que ocorre só uma ou outra vez ao ano, é apenas um dos encantos dessa região cheia de belezas naturais. Entre escarpas, encostas e espigões, misturam-se araucárias, campos abertos e remanescentes de Mata Atlântica - tudo isso num cenário grandioso cujo maior destaque são cânions de até 1.800 metros de profundidade.
Um dos mais bonitos é o cânion das Laranjeiras, na na Fazenda Santa Bárbara, em Bom Jardim da Serra. Para chegar lá faça um passeio com o acompanhamento de uma operadora de turismo. A trilha que leva ao cânion pode ser percorrida em 1 hora, pela mata.
Boa parte da serra catarinense está protegida pelo Parque Nacional de São Joaquim, mas há muito para se explorar também no entorno. Basta calçar a bota de caminhada ou subir no lombo de um cavalo. E não se esqueça de levar um bom casaco: no lugar mais gelado do Brasil, sempre bate um friozinho.
Atrativos
Na zona rural de Urubici, há uma infinidade de cachoeiras escondidas na mata. Uma das mais bonitas e acessíveis é a Véu da Noiva, com 45 metros de queda.
Localização: a 20 km de Urubici, no caminho para o Morro da Igreja.
Se você for resistente a baixas temperaturas, escolha um dia muito frio em junho ou julho e tente a sorte: quem sabe, poderá flagrar essa queda de 50 metros congelada. Isso acontece porque na fenda da rocha em que ela cai bate muito pouco sol e o vento gélido esculpe essa curiosa atração. Localização: a 50 km de Urubici, em Urupema.
A queda de 3 metros, além de bonita, é acessível por meio de uma trilha leve e gostosa de fazer, com percurso de 1 quilômetro. Pode ser percorrida por crianças e idosos. Localização: a 3 km do centro de Bom Jardim da Serra.
Atrações Naturais
Uma das poucas atrações da região a que se chega de carro, por estrada em bom estado. Lá no topo, a 1.822 metros de altitude, tem-se uma incrível vista do vale e da Pedra Furada. Quando neva, é para cá que todo mundo vem. Localização: a 30 km de Urubici pela SC-439 (10 deles em estrada de terra).
Esta unidade de conservação foi criada em 1961 para proteger as matas de araucária que já rareavam no Brasil. Seu território compreende os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Grão-Pará e Orleans, além dos pontos culminantes da Serra Catarinense. O Morro da Igreja, com 1.822 metros, é um dos mais altos. Não há infraestrutura para visitação, mas as caminhadas são permitidas desde que um guia local autorizado seja contratado para acompanhá-las.
Informe-se a esse respeito com uma empresa de turismo especializada. Estão no parque, além dos picos, as nascentes do Rio Pelotas, que podem ser conhecidas em uma bonita trilha. Localização: a 30 km de Urubici.
Arte, cultura e boa comida
Certos ingredientes só se encontram no sul do Brasil ou algumas regiões mais altas das serras do Sudeste, e o pinhão é um deles. Preparado cozido, assado puro ou misturado a outros pratos, o fruto da araucária é tradicional em qualquer mesa da Serra Catarinense. Há também arroz carreteiro, churrasco, truta e vinho local, além de cachaças com frutas como a uva. A maçã também reina nos cardápios, em geleias, sucos e tortas.
Com o frio severo, a população local se especializou em produzir agasalhos e outras peças de roupa com lã de carneiro. Há ainda acessórios de couro (inclusive equipamentos para montaria), esculturas entalhadas em madeira e móveis de vime.
A Festa Nacional da Maçã de São Joaquim, em abril, atrai milhares de pessoas para saborear quitutes feitos com a fruta, além de shows e rodeio de cavalos. O pinhão é a estrela de outra festa, em Lages, entre a última semana de maio e a primeira semana de junho. No mês de julho, em Bom Jardim, acontece a cavalgada Aparados da Serra, que percorre também cidades do Rio Grande do Sul com gaúchos vestidos a caráter. Há ainda, ao longo do ano, muitas romarias, festas religiosas e, principalmente, rodeios com cavalos crioulos e torneios de laço.
Informações práticas
De avião: Urubici fica a 170 km de Florianópolis, a capital onde chegam voos comerciais regulares das principais cidades do Brasil.
De carro: saindo da capital catarinense, é a BR-282 que leva às cidades serranas. Para Urubici, é preciso desviar-se ao sul pela SC-430, estrada que já antecipa as belas paisagens da serra. Na mesma via, cerca de 60 km depois de Urubici, chega-se a São Joaquim. Já para Lages é preciso continuar na BR-282 até o entroncamento com a BR-116. Serão 224 km desde Floripa.
De ônibus: o melhor jeito de percorrer a região serrana é de carro, mas a empresa Reunidas tem ônibus de Florianópolis a Lages, São Joaquim e Urubici. Do terminal rodoviário da capital também partem ônibus para Bom Jardim da Serra.
De Florianópolis (SC) a Urubici (SC): 170 km
De Urubici (SC) a São Joaquim (SC): 60 km
De São Joaquim (SC) a Lages (SC): 75 km
De São Joaquim (SC)a Bom Jardim da Serra (SC): 40 km
Os hotéis de São Joaquim e de outras cidades da Serra Catarinense lotam no inverno. Todo mundo chega com o mesmo objetivo: ver a neve e enfrentar as temperaturas mais baixas do Brasil, tanto melhor se for abaixo de zero grau. Fora do inverno é sempre clima de baixa temporada na região. Se quiser se refrescar nas cachoeiras das trilhas, vá entre dezembro e fevereiro.
As cidades com melhor infraestrutura hoteleira são Lages e São Joaquim, mas também há opções interessantes em Urubici e Bom Jardim da Serra.
- agasalho, mesmo no verão
- roupas de inverno próprias para atividades ao ar livre
- gorro e luvas
- protetor labial
- calças compridas
- botas (para cavalgadas)
- tênis confortável (previamente amaciado)
- câmera fotográfica
- binóculos
Sites e telefones
Código de área (DDD): 49
Posto de Informações Turísticas de Bom Jardim da Serra: 3232-0735
Secretaria de Turismo de Urubici: 3278-4245
Secretaria de Turismo de São Joaquim: 3233-0411
Rodoviária de Florianópolis: (48) 3212-3100
Centro de Informações Turísticas de Florianópolis: (48) 3228-1095
Site com informações sobre a Serra Catarinense: www.serracatarinense.com