O Monte San Michel é o segundo local mais visitado na França, atraindo cerca de 3 milhões de turistas anualmente. O grande rochedo de granito que abriga um convento já foi uma fortaleza que recebia constantes ataques de inimigos. Mas agora ele se vê cercado de uma polêmica envolvendo comerciantes locais e até a Unesco.
Desde o fim do século 19, com a construção de uma ponte que liga o local ao continente, o monte vem acumulando lodo ao seu redor. Agora, com a construção de uma represa, o lodo vem sendo retirado da baía.
Para assegurar que a situação não voltará a se agravar, foram impostas uma série de restrições, entre elas a de proibir o estacionamento nas cercanias do monte. Entretanto, comerciantes locais afirmam que a decisão foi extremamente prejudicial aos negócios.
Já a Unesco, que concedeu o status de Patrimônio da Humanidade ao Monte San Michel em 1979, vem ameaçando retirar o título devido à construção de uma fazenda eólica nas imediações e de um aterro feioso criado para serviços de emergência.