Para os caçadores de lugares inusitados, vale a pena conferir uma das linhas de trem mais impressionantes do mundo, considerada obra prima da engenharia por causa da dificuldade em sua construção. A ferrovia Nariz do Diabo, na Cordilheira dos Andes equatorianos, agora integra o roteiro El Espíritu de Los Andes promovido pela Metropolitan Touring.
De Quito, a capital do país, a Cuenca, no Sul, o roteiro pela "Avenida de Los Vulcones" no coração dos Andes, é um convite para quem aprecia paisagens extraordinárias, descobertas culturais inesquecíveis, encontro com povos nativos e delícias culinárias únicas. Na região, encontram-se nove dos 10 vulcões mais altos do mundo, como o Catopaxi, com quase 6 mil metros de altura, o mais famoso do Equador.
Pelo caminho, cascatas, vilarejos, fazendas, campos férteis, plantações de rosas, águas termais, vilarejos, museus... No terceiro dia, a principal atração é o passeio de trem em zigue-zague pelo Nariz do Diabo até a Estação de Sibambe. Depois da visita ao Museu Condor Puñuna, o apito do trem chama os passageiros para fazer o caminho de volta, até a Estação de Alausí.
No fim do terceiro dia de roteiro a visita termina em Cuenca, considerada a mais bela cidade do país, com sua praça rodeada pela imponente Catedral com seus domos azuis e outras construções históricas. Lá, o viajante pode optar por ficar mais um dia e conhecer melhor a terceira maior cidade do Equador, Patrimônio Cultural da Humanidade, ou encerrar o roteiro.
Os pacotes custam a partir de US$ 607, com hospedagem em apartamento duplo, entradas em museus e passeio de trem, e todas as refeições inclusas.
Roteiro
- 1º dia: Quito - Taller Yanapi - Parque Nacional Cotopaxi - Hacienda San Agustín – Patate
- 2º dia: Baños - Ruta de las Cascadas - Ambato - El Arenal – Riobamba
- 3º dia: Riobamba - Alausí - Nariz del Diablo - Alausí - Ingapirca – Cuenca
- 4º dia: Cuenca (opcional)
do passeio.