O município de Brusque, em Santa Catarina, ganhou nesta quinta-feira (24) o Parque das Esculturas. O atrativo turístico vai abrigar 40 esculturas de mármore, entre elas, obras de artistas renomados como Oscar Niemeyer, Fernando Brennand e Amilcar de Castro. Há raridades como a produção em mármore da artista plástica japonesa, Tomie Ohtake, e uma das últimas obras do escultor italiano Gio Pomodoro, feita em Brusque meses antes de seu falecimento.
O Ministério do Turismo investiu R$ 312 mil na construção do espaço. O acervo da cidade tem obras de artistas de 17 países, entre eles, ingleses, franceses, espanhóis, portugueses e alemães.
O parque conta com15 funcionários no espaço a céu aberto, com área aproximada de 23 mil metros quadrados. Além de visitas guiadas, o público poderá percorrer o parque livremente e descobrir mais sobre as peças nas placas de identificação que possuem nome do artista, ano da peça e um QRCode que levará ao site do parque (brusque.sc.gov.br/enciclopedia), ainda em construção.
Leia mais:
Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera
Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!
Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada
Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!
O espaço deve se tornar uma das principais atrações artísticas e culturais de Santa Catarina e do Brasil. Outras 66 esculturas estão espalhadas pela cidade de Brusque e formam a Rota 66, de modo que a cidade é uma espécie de galeria de arte a céu aberto. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, do MTur, em 2012, a cultura foi o motivo da viagem de 10,6% dos viajantes pelo Brasil.
A cidade de Brusque, no Vale Europeu, em Santa Catarina, é um importante destino turístico pelas belezas naturais e arquitetônicas, características históricas e por seu potencial em compras de vestuário e tecidos. Além do comércio, carro-chefe do turismo em Brusque, a cidade apresenta particularidades herdadas dos imigrantes alemães, italianos e poloneses.