Duas novas rotas pretendem consolidar o norte do Paraná como o mais novo destino turístico no Estado. A Rota do Agronegócio e a Rota do Café serão lançadas em Londrina no próximo dia 13 de novembro e concentram o que há de melhor no norte paranaense, pesquisa científica de ponta, propriedades-modelo em tecnologia e processos produtivos, além de culinária típica, belas paisagens, as marcas da colonização dos imigrantes e muitas histórias.
Inserir os municípios do norte paranaense como alternativa aos tradicionais destinos Curitiba, Litoral do Paraná e Foz do Iguaçu é um desafio que exige fôlego e planejamento. O trabalho de diagnóstico, mapeamento, visitação, preparação e capacitação dos envolvidos na Rota do Café e na Rota do Agronegócio demorou cerca de 20 meses. O consultor do Sebrae/PR em Londrina, Sérgio Ozório, diz que inicialmente foram identificadas na região as áreas mais propícias a serem desenvolvidas no turismo.
"Nossa estratégia no turismo no norte do Paraná está fundamentada em dois pilares, desenvolvermos produtos turísticos, no caso a Rota do Agronegócio e a Rota do Café e aumentarmos a competitividade das empresas do setor por meio de ações de mercado e melhoria na gestão", destaca Ozório.
O consultor do Sebrae/PR explica que as novas rotas são bem distintas e que ambas contam com 65 atrativos que se distribuem por 24 cidades da região norte. São propriedades rurais produtivas e históricas, cooperativas, empresas ligadas ao agronegócio, centros de pesquisa, vinícolas, pousadas, museus, reservas ecológicas, núcleos culturais e restaurantes.
"Após definirmos as Rotas do Café e do Agronegócio, visitamos os atrativos potenciais, verificamos se havia interesse dos proprietários em participarem do projeto e receberem turistas, e avaliamos as estruturas. O próximo passo foi a preparação dos envolvidos em termos de hospitalidade com a realização de treinamentos, visitas, reuniões, disponibilização de materiais, consultorias e orientações em relação ao recebimento dos visitantes. Houve um trabalho bem individualizado para adequação de cada atrativo, inclusive com uma ação-piloto, na qual técnicos (turismólogos, agrônomos) e agências de turismo apontaram pontos fortes e pontos a melhorar antes de lançarmos oficialmente as rotas", relembra Sérgio Ozório.
Rota do Café
Dentre os atrativos da Rota do Café estão rodadas de degustação, possibilidade de vivenciar uma colheita de café, conhecer processos produtivos, construções e maquinários centenários, belas paisagens naturais e para recompor as energias, uma farta mesa de café colonial. Para Sérgio Ozório, a Rota do Café tem grande potencial turístico por estar ligada à questão histórico-cultural.
"Essa Rota está ligada às origens e à história da região. A expectativa é que atraia famílias, estudantes, pessoas que desejam saber mais sobre a história da região e todos aqueles que buscam lazer e entretenimento. Nesse caso, os empreendedores veem o turismo como uma opção para agregar renda à propriedade, além dos conhecimentos sobre a cultura e tradição do café", avalia.
Rota do Agronegócio
A Rota do Agronegócio tem um enfoque técnico-científico e é voltada aos proprietários rurais, agrônomos, técnicos e interessados de outros lugares do Brasil e de outros países, que procuram informação e conhecimento sobre gestão de propriedade, produtividade, aplicação de técnicas de manejo.
Os empresários desse segmento que participam da rota são especialistas em agronegócio, suas propriedades são maiores e o turismo representa para eles uma forma de estabelecer redes de contatos e firmar negócios.
"Esta rota vai receber interessados de todo o País e do todo o mundo, pois hoje o Brasil é referência mundial no agronegócio, o Paraná é destaque no Brasil e é no norte do Paraná que muitos ativos do setor estão localizados", aposta Sérgio Ozório.
Preparação
Em breve estarão no ar os sites para divulgação das Rotas do Café e do Agronegócio que são: www.rotadocafe.tur.br e www.rotadoagronegocio.tur.br
Cada uma das rotas possui uma logomarca de identificação e o material gráfico para divulgação do turismo na região norte do Paraná também está pronto. A comunicação visual dos pontos turísticos que integram o projeto também está definida. Após o lançamento oficial, o Sebrae/PR vai estimular a participação dos empreendedores em feiras e eventos de negócios.
Sérgio Ozório diz que os empresários estão aguardando um aumento de fluxo de visitas para realizarem novas contratações. ?Percebemos que já houve uma movimentação dentro das propriedades, com a melhor preparação dos funcionários e redistribuição de tarefas, além da realização de parcerias com fornecedores de produtos e serviços para atender as necessidades do turista. Alguns negócios já estão acontecendo nesse primeiro momento. Podemos dizer que um bom caminho já foi trilhado?, afirma.
Inicialmente, sete agências de turismo vão comercializar as Rotas do Café e do Agronegócio. Esse número pode aumentar, bastando que novos interessados cumpram alguns requisitos, como o compromisso de fechar quatro grupos durante o ano, por exemplo. O Sebrae/PR dá todo o suporte para que as agências façam o turismo receptivo, definam as rotas e melhorem a gestão dos seus negócios.
Outra providência do Sebrae/PR é a realização de reuniões com as prefeituras dos municípios que sediam os atrativos. Para a entidade, as prefeituras têm um papel importante nesse processo que é o de prover a infraestrutura necessária, acessabilidade, sinalização, divulgação e estímulo a novos empreendimentos do setor.
Também serão formadas duas governanças locais, uma para cada roteiro. São os representantes dos atrativos, restaurantes, pontos de apoio, agências de turismo e entidades que se reunirão periodicamente para pensar, planejar e executar ações que visem à melhoria contínua das rotas. Os consultores do Sebrae/PR vão moderar os trabalhos, e, junto com todos os atores, definirão os objetivos e ações para atingi-los.
Expectativas
Sérgio Ozório acredita que após o lançamento oficial das rotas haja um incremento de atrativos, seja motivado por um maior conhecimento do projeto, seja pela segurança e amparo das várias entidades parceiras do projeto. "É provável que muita coisa boa apareça ainda. São dois produtos com bom potencial que vão se consolidar dia após dia. A meta é fazer com que turistas conheçam os atrativos do norte do Paraná e que alavanquemos mais este setor na região. Vamos lançar duas rotas bem consistentes. Para 2010, vamos focar muito na melhoria da gestão dos empreendimentos, e na promoção e comercialização das rotas", destaca Sérgio Ozório.
Lançamento e parcerias
A Rota do Agronegócio e a Rota do Café serão lançadas dia 13 de novembro, na Chácara Graciosa, em Londrina. Os roteiros têm, além do Sebrae/PR, o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Londrina Convention & Visitors Bureau, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Prefeituras, Secretaria de Estado do Turismo, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Londrina, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Sociedade Rural do Paraná.