Um país de tamanho continental como o Brasil reserva muitas surpresas, entre elas as belas ilhas. As paisagens naturais e clima agradável encantam os turistas e compensam qualquer esforço no trajeto.
Entre as inúmeras opções possíveis no País, duas ilhas são destaque entre os mais aventureiros e amantes da natureza. A Ilha do Bananal, no Tocantins, famosa por suas paisagens banhadas pelo Rio Araguaia e a Ilha do Maracá, em Roraima, que é destino certo de pesquisadores da fauna e flora brasileira.
Considerada um dos santuários ecológicos mais importantes do país, a Ilha do Bananal encanta com sua diversidade de plantas e animais. A maior ilha fluvial do mundo está dividida em duas áreas - ao norte pelo Parque Nacional do Araguaia e ao sul pelo Parque Indígena - esta última abriga povos das etnias Carajás e Javaés. Para conhecer a cultura das aldeias, é necessário ter autorização prévia da Funai.
A Ilha do Bananal também é ideal para você que gosta de turismo de aventura, já que nas trilhas é possível avistar onças, boto, garça-azul ou tartarugas da Amazônia. Em sua visita, não deixe de conhecer a Lagoa dos Pássaros, Lagoa da Confusão e a Gruta da Casa de Pedra, lugares que vão render momentos de admiração e boas fotos. Aos poucos, a região está construindo a sua infraestrutura turística, mas já conta com pousadas, restaurantes e áreas de camping.
A 320 km de Palmas, o período de seca, de março a outubro, é o ideal para conhecer a ilha, já que o volume de água diminui e revela as praias de areia branca.
Já a Ilha de Maracá é outro excelente destino para os que querem entrar em contato com a natureza. A Ilha esteve isolada por muito tempo, mas a região foi transformada na Estação Ecológica de Maracá (ESEC Maracá) e recebe a visita de muitos pesquisadores. A área total abrange mais de 100 mil hectares.
Localizada a 100 km da capital Boa Vista, a ilha possui um clima tropical úmido, com temperatura média de 26ºC e chuvas entre abril e setembro. A região tem o terreno plano e como característica marcante sua fauna e flora, atraindo estudiosos de todo o mundo. A Ilha de Maracá possui ainda infraestrutura com alojamentos, laboratórios, biblioteca e refeitório. A região tem legislação própria e a visitação depende de autorização do IBAMA.