A trilha que leva ao cume do Monte Huashan, uma das cinco montanhas sagradas da China, é considerada por muitos a mais perigosa do mundo. O mesmo título é compartilhado pela trilha Caminito del Rey, na Espanha
(já falamos sobre ela aqui no Bonde)
.Situado a apenas 120 quilômetros a leste de Xi'an City, na província de Shaanxi, o Huashan é uma das atrações turísticas mais populares da China. O monte é formado por cinco picos, que vistos de um determinado ângulo lembram uma flor. O Pico do Sul é o mais alto e mais perigoso de todos eles.
Para chegar ao topo do Huashan, que tem cerca de 2.100 metros de altura, a rota mais popular - e também a original - tem 6 km, a partir da aldeia de Hua Shan até ao cume do Pico Norte. Deste ponto em diante existem vários outros caminhos para os outros picos: Pico Oeste (2.038 metros), Pico Central (2.042 metros), Pico Leste (2.100 metros) e o Pico Sul (2.160 metros), que oferece ao visitante maior nível de adrenalina. Para os menos aventureiros, a opção é pegar um teleférico e desfrutar a vista deslumbrante.
A parte mais perigosa da Trilha Huashan tem 13 metros de comprimento. O trajeto consiste em uma prancha estreita fixada ao longo de um penhasco vertical, onde apenas um passo em falso significa cair abismo abaixo. Há partes da trilha onde os escaladores têm apenas uma corrente para segurar e escadas muito íngremes e verticais!
Huashan foi historicamente um lugar de refúgio para os eremitas hardy, taoísta e budista. Na década de 1980, jovens e estudantes começaram a subir a trilha para provar sua coragem. Como o turismo tem crescido e acessibilidade da montanha melhorou bastante com a instalação do teleférico na década de 1990, o número de visitantes aumentou nos últimos anos.
As pessoas que aceitam o desafio da montanha, são geralmente jovens aventureiros. Embora muitos falem de cerca de 100 acidentes mortais na Trilha Huashan a cada ano, "graças" à censura chinesa não existem registros oficiais de nenhum desses incidentes. (Com informações do blog Lugares Fantásticos)