Na quarta semana da série especial sobre as 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, o Bonde apresenta as características e atrativos da mais famosa cidade turística do Brasil: o Rio de Janeiro. Dona do maior estádio do País, o Maracanã, a cidade é forte candidata a receber a final do torneio.
Rio de Janeiro: O Projeto
Além de ser o maior, o Maracanã é o mais famoso estádio do País. Também foi cenário de uma das mais tristes histórias do futebol brasileiro – a derrota na Copa de 1950 para o Uruguai. Se o Maracanã, cujo nome oficial é Jornalista Mário Filho, for confirmado como local da decisão do torneio, será o segundo estádio a receber duas finais de Copa do Mundo. O primeiro foi o Azteca, na Cidade do México.
Apesar de ter sido reformado para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o estádio deverá passar por nova reforma para a Copa de 2014 que incluirá a ampliação da cobertura. O custo das obras, segundo o governo do Rio de Janeiro, está estimado em R$ 430 milhões, e prevê uma parceria público-privada, com a concessão do estádio a uma empresa por 35 anos. A reforma deverá começar em janeiro de 2010 e será finalizada até dezembro de 2012. O estádio terá capacidade para 87 mil torcedores. Vale lembrar que o estádio foi construído especialmente para a Copa do Mundo de 50, com capacidade para 200 mil pessoas – propiciando, na época, a quebra de todos os recordes de público e renda do campeonato.
O futebol
Torcida do Vasco da Gama
O Rio de Janeiro é conhecido e lembrado mundialmente pelas belas paisagens e pela bossa nova, mas é impossível lembrar do Rio e não falar em futebol, no "maior do mundo" (alcunha do Maracanã), na maior torcida do Brasil, no Fla-Flu e no futebol bailarino inúmeras vezes citado por Nelson Rodrigues.
Apesar das tristes memórias para o povo brasileiro, o futebol se tornou para o Rio, após a construção do Maracanã, atividade de primeira grandeza. Clássicos como o Fla-Flu, protagonizado por Flamengo e Fluminense, ou o Clássico Vovô – jogo entre Fluminense e Botafogo chamado assim por ser o clássico mais antigo do País –, o Clássico dos Milhões, jogo que une os times de maior torcida do Estado, Vasco e Flamengo, ou o Clássico dos Gigantes, jogo entre Vasco e Fluminense, dão ao futebol do Rio de Janeiro toques de poesia e graça.
O modo como o carioca vê o futebol é romântico e saudosista, sempre lembrando dos grandes esquadrões como o Flamengo de Zico, o Fluminense de Rivelino, o Botafogo de Garrincha e o Vasco de Roberto Dinamite, isso sem falar no América, o time de todos os cariocas.
A infraestrutura
Infraestrutura
Para a segunda maior cidade do País, o governo planeja a ampliação e a modernização do metrô e das linhas dos trens metropolitanos, que juntos transportam cerca de 900 mil pessoas por dia. A rede de ciclovias, a maior do País, conta com 140 km de extensão e também deverá ser ampliada. Com o lema de uma Copa verde, a bicicleta passará a ser um grande aliado de moradores, turistas e do meio ambiente.
O porto da cidade passará por completa revitalização já que, apesar de ser um dos cinco maiores do País, opera hoje quase com sua capacidade máxima. Poderá ser uma importante saída para desafogar a rede hoteleira: transatlânticos atracados no porto durante todo o evento serviriam como hotéis flutuantes. Obras importantes como a despoluição da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas também estão no cronograma de obras para a Copa de 2014.
Para o Aeroporto Santos Dumont estão previstas reformas estruturais e de ampliação, com o objetivo de atender à demanda da Copa do Mundo.
O turismo
Bondinho do pão de açúcar
Avistar a Baía de Guanabara segundos antes de aterrissar no Santos Dumont é a confirmação de que se está chegando a uma das mais belas cidades do planeta. Poucos lugares possuem tantas cores e a musicalidade do Rio de Janeiro. O cheiro da maresia e o charme do "chiado" do sotaque carioca só perdem para a emoção de um Fla x Flu em um domingo no Maracanã lotado.
O agito noturno da Lapa e o antológico bairro da Tijuca com todos os seus botequins revelam a verdadeira alma carioca. O biscoito e o mate gelado reforçam a graça da praia de Ipanema. E os ateliês de Santa Teresa são tão obrigatórios quanto a visita ao Corcovado, com o Cristo Redentor, eleito como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo em concurso internacional.
O passeio no Bondinho do Pão de Açúcar, os fogos da virada do ano no mais tradicional e famoso calçadão do País, o charmoso e aprazível bairro da Urca ou o descolado Leblon são oportunidades de conhecer um pouco mais do espírito carioca, com suas praias, montanhas e a incomparável vida ao ar livre. A cidade escolhida pelas celebridades e do Carnaval da Sapucaí consegue ao mesmo tempo ser cultural, histórica e lançar moda, confirmando que não haveria outro codinome melhor do que "Cidade Maravilhosa".