Um novo formato de viagem vem ganhando espaço no segmento de turismo para atender um público cada vez mais interessado em buscar experiências diferenciadas. É o chamado turismo de experiência, com roteiros que não limitam aos cartões-postais de determinado lugar, mas possibilitam uma imersão do viajante no dia a dia do local que está visitando.
E é em acordo com essa tendência do turismo de experiência que a agência Albatroz Turismo, de Londrina, lançou o programa "Orlando Soccer Experience", destinado a adolescentes, com saída em julho de 2016.
No programa, com duração de 17 noites, os participantes vão aprimorar o inglês em aulas pela manhã em uma universidade americana e desenvolver as habilidades no futebol na parte da tarde, com uma equipe técnica especializada que trabalha com o time Orlando City, onde joga o atacante Kaká. Aqueles que se destacarem podem até vir a ser convidados para treinar profissionalmente por lá.
A Albatroz Turismo é bastante conhecida na região Norte do Paraná por sua tradição em levar grupos de jovens para Orlando e os parques da Disney, sempre no período das férias de julho, e formatou este novo tipo de programa para atender a uma demanda que vem crescendo.
A diretora da agência, Cristiana Pitol Grassano reforça que está em curso uma mudança de comportamento em que o que se almeja não é apenas a viagem em si, mas buscar vivências que possam fazer diferença no aproveitamento escolar ou mesmo no futuro currículo profissional, por exemplo. "Hoje, as famílias vão para Disney cada vez mais cedo, com os filhos pequenos ainda. Quando eles se tornam adolescentes, é muito mais interessante fazer uma viagem com um diferencial e que venha a contribuir com a formação desse jovem", avalia.
Dentro do programa "Orlando Soccer Experience" também estão previstos passeios aos principais parques, sendo que nos parques da Disney o grupo terá aulas de inglês com professores do Instituto de Educação da Disney. Os participantes visitarão ainda o campus da UCF - University of Central Flórida.
O planejado, segundo Cristiana, é que o grupo desta viagem tenha em torno de 30 pessoas. O valor do programa é de cerca de US$ 3,9 mil por pessoa para a parte terrestre, incluindo estadia, café da manhã, aulas, material didático, treinos, ingressos de parques e traslados.