Cerca de 13 milhões de pessoas escolheram o Estado como destino turístico em 2011, quase o dobro do registrado nos últimos dez anos. Na década, a receita gerada pelo setor também cresceu, com alta de mais de 400%. Há dez anos, aproximadamente 5,6 milhões de turistas visitaram o Paraná.
Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo, a maior parte dos turistas que visitam o Estado vive no Brasil. Das 13,2 milhões de pessoas que passaram por aqui, cerca de 11,9 milhões vieram de outros estados. Mesmo assim, o número de turistas internacionais vem crescendo e ficou em 1,2 milhões de viajantes.
Os destinos preferidos dos turistas são Curitiba e Foz do Iguaçu. Em 2011, cerca de 25,2% dos viajantes que vieram para o Estado escolheram a capital como destino. Foz recebeu 20,3% do total de turistas. A tradicional Linha Turismo de Curitiba, que percorre as principais atrações da cidade, ultrapassou os 600 mil visitantes e o serviço de Disque Turismo da capital recebeu 1,1 milhão de chamadas solicitando informações.
Leia mais:
Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera
Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!
Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada
Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!
Com o título de uma das Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu fazem de Foz o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros no segmento "Lazer", atrás apenas do Rio de Janeiro. Os municípios localizados nas margens do lago de Itaipu receberam, em 2011, cerca de 8% do total de turistas. Tiveram destaque também os municípios de Londrina, Maringá e Cascavel.
Para o governador Beto Richa, o crescimento está relacionado ao fortalecimento dos eventos. "Estamos investindo fortemente em medidas que fortalecem o turismo, seja de eventos, cultural, religioso, gastronômico e até mesmo rural. A atividade é muito importante para geração de empregos e o desenvolvimento econômico pro Estado".