Destinos

Costa dos Corais, um oásis de tranquilidade

31 dez 1969 às 21:33

Águas límpidas e calmas, brisa fresca, passeios inesquecíveis. Tudo isso está no litoral Norte do Estado de Alagoas, numa extensão inigualável de praias, na Costa dos Corais. Nesse lugar, onde o sol brilha o ano inteiro, o turista vai se encantar com a luminosidade das águas, a beleza das praias cercadas por coqueiros, a alegria do povo e as delícias da culinária, como a tapioca.

As cidadezinhas ficam bem próximas umas das outras, numa estrada que corta as vilas e povoados mais bem localizados do Nordeste. A calmaria das águas mornas de Alagoas e o visual completamente tropical compõem um roteiro de tirar o fôlego.


Maragogi


Conhecida pelos bancos de areias que formam agradáveis piscinas naturais, Maragogi encanta os visitantes com suas águas calmas e belos coqueirais. Principal destino turístico de Alagoas, depois da capital, a cidade recebeu esse nome em 1892 por causa do rio que banha o local. Segundo historiadores, ele provém de Marahub-gy, ou rio das Maraúbas. Outras interpretações traduzem Mair-aqui-gy-po como rio livre, amplo.


As praias de Maragogi têm ondas fracas, recifes e areia fina. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais, conhecidas como Galés, a 6 km da costa. Jangadas e barcos levam os turistas até elas. Ao sul da cidade, localizam-se as praias menos urbanizadas e falésias de até 20 m de altura.


A Praia de Maragogi é o ponto de partida da maior parte dos passeios de barco. É nela também que se encontram os principais bares e restaurantes da cidade. Outras praias bastante procuradas são as de Japaratinga, Bitingui, Peroba e São Bento, onde fica a foz do rio que dá nome à cidade.


Porto de Pedras
A 100 km da capital Maceió, Porto de Pedras está situada entre o mar e uma encosta de pedras que inspirou o nome do lugar. Com uma população de mais de 9 mil habitantes, que vivem principalmente da pesca, do plantio de coco e da cana-de-açúcar, é um lugar pacato, ideal para quem quer descansar.



Programas imperdíveis:


Os famosos bolinhos de goma, feitos artesanalmente pelas famílias do Povoado de São Bento;


Ver o pôr-do-sol durante um passeio de jangada pelo Rio Tatuamunha e conhecer ali um casal de peixes-boi;


Atravessar o Rio Camaragibe de canoa e caminhar 40 minutos para chegar às falésias da Praia do Morro, em Passo de Camaragibe;

Observar o céu à noite, deitado na rede de alguma pousadinha desse trecho paradisíaco do Nordeste brasileiro.


Continue lendo