Muitos conhecem belas praias, cachoeiras, lagos e rios no Brasil, no entanto, os destinos brasileiros vão além desses lugares tão queridos pelos turistas. É possível encontrar belas montanhas com vistas de tirar o fôlego!
Uma boa maneira de conhecer as montanhas é caminhando. Embora sejam pouco exploradas, muitos aventureiros aproveitam esses belos cenários.
Inspire-se com nove montanhas no território brasileiro:
Dedo de Deus, Serra dos Órgãos (RJ)
Esta montanha lembra uma mão com o dedo indicador apontando para o céu, por isso, foi nomeada como "Dedo de Deus". A montanha é localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e tem 1692 metros. Fica entre Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis, no Rio de Janeiro.
Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí (SP)
Este é o principal cartão postal de São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo. A Pedra do Baú tem 1950 metros de altura e pode ser vista de diversas cidades da Serra da Mantiqueira.
Monte Roraima, Serra de Pacaraíma (RR)
Considerado um dos destinos mais exóticos e misteriosos do Brasil, o Monte Roraima possui 2801 metros e fica localizado na Serra de Pacaraíma, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Além da bela vista, o local é repleto de cachoeiras e guarda em seu interior várias cavernas, que se interligam e formam a maior caverna de quartzo do mundo.
Pedra Riscada, São José do Divino (MG)
Esta é a maior montanha das Américas, formada por uma única rocha, com 850 metros de desnível. A Pedra Riscada possui várias ranhuras que, ao observar de longe, parecem riscos verticais feitos a lápis. A montanha fica localizada em São José do Divino, em uma região que é famosa por concentrar os maiores afloramentos de granito do Brasil.
Pico Paraná, Serra do Mar (PR)
O Pico Paraná é a montanha mais alta da região Sul do Brasil. Seus três cumes são conhecidos por Pico Paraná, União e Ibitirabi e está localizado na Serra do Ibitiraquire, entre Antonia e Campina Grande do Sul.
Pedra Azul, Domingos Martings (ES)
Localizada no Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins (ES), a montanha possui um enorme paredão com quase 2 mil metros de altura. Tem este nome por causa de sua coloração que varia ao longo do dia conforme a incidência da luz solar.
Agulhas Negras, Itatiaia (RJ)
A paisagem que lembra cenários lunares fica localizada o Parque Nacional em Itatiaia (RJ), ponto culminante do Estado e sexta montanha mais alta do Brasil, com 2791 metros de altura.
Pedra da Mina, Serra da Mantiqueira (RJ, SP e MG)
Ponto culminante do estado de São Paulo e da Serra da Mantiqueira, com localização na Serra Fina, um conjunto de montanhas com 12 picos acima de 2600 metros, entre o Parque Nacional do Itatiaia e o Maciço dos Marins. O nome Serra Fina é devido às suas cristas.
Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina (BA)
Cartão postal da Chapada Diamantina possui 1120 metros de altitude e abriga a mais bela vista do lugar. É possível ver as principais formações do parque, como o Morro do Camelo, Morrão e o Três Irmãos, do alto do Morro do Pai Inácio.
Que tal mudar os planos de viagem e embarcar em novas aventuras cheias e beleza? (Com informações do Guia Viajar Melhor)