Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Formações curiosas

Conheça 10 lugares estranhos que prometem férias inesquecíveis!

Redação Bonde
10 mai 2014 às 13:14

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em todo o mundo, diversas paisagens com aparência curiosa - e até mesmo surreais - podem render visitas inesquecíveis. São formações curiosas, surgidas a partir da ação do tempo e do vento sobre estruturas geológicas. O site Nômades Digitais listou 10 lugares excêntricos, até então pouco conhecidos, mas que podem transformar suas próximas férias em lembranças maravilhosas. Confira:

1. Fly Geyser, em Nevada

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vomitando água fervente em todas as direções, o gêiser foi formado em 1916, quando fazendeiros perfuraram um poço na região a cerca de 10 quilômetros do local do Burning Man, festival anual de arte de contracultura em no Black Rock Desert, Nevada. Com a perfuração, a água geotérmica atravessou, formando depósitos de carbonato de cálcio, que ainda se acumulam, tornando-se este curioso monte de 12 metros de altura. Ao fazer uma outra perfuração, em 1964, a água quente entrou em erupção em vários pontos. A origem das cores da superfície é devido as algas termófilas, que prosperam em ambientes úmidos quentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


2. Blood Falls, Antártica

Publicidade


Reprodução
Reprodução


A "cachoeira de sangue" se destaca com o branquinho da geleira de Taylor, dispersando na superfície do lago Bonney. Sua cor é devido as águas salgadas serem carregadas de ferro, unidas a cerca de 17 espécies microbianas presos embaixo da geleira e nutrientes com quase zero de oxigênio. Uma teoria afirma que os micróbios são parte de um processo metabólico nunca antes observadas na natureza.


3. Lago Mono, Califórnia

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Este lago tem pelo menos 760 mil anos de idade e não tem saída para o oceano, causando acumulação de sal, que cria condições alcalinas agressivas. Os pináculos retorcidos de calcário, chamados torres de tufo, atingem alturas de mais de 30 pés e abrigam um ecossistema florescente com base em minúsculos camarões de água salgada, que se alimentam dos mais de 2 milhões de aves migratórias que ali nidificam todos os anos.


4. Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Composto por cerca de 40 mil colunas de basalto hexagonal, este Patrimônio Mundial, título estabelecido pela UNESCO, foi primeiro formado como um planalto de lava, quando a rocha derretida irrompeu através de fissuras na terra. Durante um período de intensa atividade vulcânica, há cerca de 50 a 60 milhões de anos, as diferenças na taxa de resfriamento causada pelas colunas de lava as colunas criaram formações circulares.


5. Lago Hillier, Austrália

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Este lago cor de rosa já deu muito o que falar. Rodeado por uma floresta densa e árvores de eucalipto, a aparência sobrenatural é baseada em algumas teorias, entre elas, um corante produzido por dois microorganismos chamados Halobacteria e Dunaliella salina. Outros suspeitam que as bactérias vermelhas halofílicas que prosperam em depósitos de sal do lago causam a coloração curiosa.


6. Parque Nacional Zhangjiajie, China

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Os pilares de arenito do parque foram causados por anos de erosão, chegando a subir mais de 650 pés. Os penhascos íngremes e barrancos abrigam mais de 100 espécies de animais, incluindo tamanduás, salamandras gigantes e macacos mulatta. O parque também figura na lista como Patrimônio Mundial pela UNESCO.


7. Lago Manchado, Colômbia Britânica

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Dividido em pequenas poças, o "Spotted Lake" possui uma das maiores concentrações de sulfato de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio do mundo. Assim que a água evapora no verão, formam-se poças com a cor exótica.


8. Grande Nascente Prismática, Parque Nacional Yellowstone, Wyoming


Reprodução
Reprodução


Esta piscina natural de cores do arco-íris é a maior fonte de água quente nos EUA e a terceira maior do mundo. Fica no Parque Nacional de Yellowstone, que também tem outras grandes atrações para ver como a Morning Glory Pool, Old Faithful, o Grand Canyon do Yellowstone e ainda um gêiser que despeja 4 mil litros de água por minuto para o Rio Firehole. A coloração psicodélica vem de bactérias pigmentadas nas esteiras microbianas circundantes, que varia de acordo com a temperatura, ficando entre laranja e vermelho ou verde escuro.


9. Vulcão Kilauea, Havaí


Reprodução
Reprodução


Um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo, o Kilauea está em erupção há mais de três décadas e sobe 4.190 pés acima do nível da água. Irregularmente tosse lava basáltica para o Oceano Pacífico abaixo, podendo ser detectado vestígios de gás escaldante durante o dia. O ideal é visitar depois do pôr do sol, quando os fluxos de lava brilham mais intensamente.


10. Colinas Chocolate, Filipinas


Reprodução
Reprodução

Com até 400 metros de altura, os montes de grama bem verde é a principal atração turística da ilha Bohol e está prestes a se tornar um Patrimônio Mundial da UNESCO. A origem da formação é incerta, também cercada por várias teorias. Uma delas afirma que foram moldadas pela ação do vento, enquanto outra se baseia na lenda do gigante Arogo, alegando que os montes são lágrimas secas dele ao chorar pela morte da amada. (Fonte: Nômades Digitais)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo