O Chile foi escolhido como o principal destino para o turismo de aventura na América Latina pelo World Travel Awards 2015. Desde 1993, o concurso destaca os melhores da indústria do turismo e é considerado o "Oscar" do setor. É a primeira vez que o país fatura o prêmio. Confira a seguir algumas atividades que o Chile oferece para a prática do turismo de aventura:
Caminhada no gelo até o Glaciar Grey
No verão é possível caminhar próximo às geleiras. Este passeio permite uma excelente visão da Geleira Grey no Parque Nacional Torres del Paine, no extremo sul do Chile. Durante a caminhada é possível apreciar a grande língua de gelo que faz parte dos Campos de Gelo do Sul da Patagônia.
Trekking Cactus Valley (Deserto de Atacama)
Outro passeio imperdível é a caminhada por Guatín, mais conhecido como Quebrada de Cardones, próxima aos rios Purifica e Puritana. Neste lugar há uma concentração impressionante de cactos, muitos deles centenários e com alturas que se aproximam dos 7 metros.
Entre os locais que não podem ficar de fora do passeio está o desfiladeiro de Guatín, onde também tem uma grande variedade de cactos.
Caiaque ao longo da rota dos glaciares
O Chile é o país com a maior área de geleiras na América do Sul; são 22.000 km2, e cerca de 1.700 geleiras. Por meio da navegação sobre caiaque na área da Patagônia chilena, é possível reviver as viagens feitas pelos primeiros habitantes deste território.
Entre os fiordes e canais que formam o relevo local, existem rotas que se tornaram cada vez mais frequentadas, entre elas para as geleiras de Jorge Montt, Steffens e San Rafael. (Com informações do Catraca Livre)