Destinos

Brasileiros são os que mais gastam na Argentina

09 abr 2011 às 09:22

Os brasileiros lideram o ranking dos turistas estrangeiros que desembarcam em Buenos Aires e são os que mais gastam, por dia, na capital argentina, segundo levantamento do Observatório Turístico do governo da cidade. De acordo com os dados, Buenos Aires recebeu 2,6 milhões de turistas estrangeiros em 2010, dos quais 35% (cerca de 800 mil) eram do Brasil.

"O Brasil aumentou a sua presença em 11 pontos percentuais em relação a 2009", afirma o estudo. No mesmo levantamento, destaca-se que os turistas brasileiros também encabeçam a lista dos principais consumidores na terra vizinha. "Em dezembro, os turistas estrangeiros gastaram, em média, US$ 95,5. Mas os turistas brasileiros foram os que mais gastaram, com uma média de US$ 164,5 diários."


Naquele mês, a presença de turistas brasileiros registrou "aumento notável" de 41% frente ao mesmo mês de 2009. Os dados surgem quando o país registra forte aumento no desembarque de visitantes de países de diferentes continentes.


"Dame dos"


As compras e os restaurantes estão entre as preferências dos visitantes do Brasil na capital argentina, ainda de acordo com o estudo. Os resultados são visíveis nas ruas, shoppings, calçadões de compras, cabeleireiros, bares e restaurantes da cidade.


Os turistas brasileiros não se limitam mais aos pontos tradicionais de compras, como o calçadão da Calle Florida, no centro da cidade, ou a Avenida Alvear, no bairro nobre da Recoleta. Eles estão presentes também na região dos outlets, no bairro de Villa Crespo, ao lado do conhecido bairro de Palermo - a cerca de 20 minutos de táxi do centro da cidade.


De diferentes cidades brasileiras, os turistas afirmam que a desvalorização do peso frente ao real compensa na hora do consumo. Os brasileiros estão vivendo a era do "dame dos", que no passado era praticada pelos turistas e consumidores argentinos no Brasil. Tempos em que a moeda brasileira estava mais barata que a moeda argentina.


De acordo com consumidores entrevistados pela pesquisa, o preço das passagens também facilita as compras. E afirmam dizendo que como no Brasil é quase impossível comprar roupas de marca ou assessórios de luxo, a preferência é mesmo Buenos Aires.

O diretor da agência de turismo CVC em Buenos Aires, Gustavo Batica, disse que em 2004 a empresa transportou 23,7 mil passageiros brasileiros. Em 2010 este número saltou para 111 mil. Gustavo disse ainda que o trabalho da agência de turismo é exatamente receber bem, e com facilidades, o turista brasileiro.


Continue lendo