O litoral do Piauí é o menor do Nordeste. Com 66 quilômetros de extensão, permite acesso ao mar por apenas quatro municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. É justamente neste último, que está a bela praia de Barra Grande. A 400 km da capital Teresina, o local é ainda pouco divulgado e por isso mesmo uma oportunidade de descanso e tranquilidade, a poucos quilômetros da fronteira com o Ceará.
Barra Grande tem potencial para ecoturismo e para quem é adepto de esportes de aventura. Com ventos de 30 nós, o equilavente a 60 km, em grande parte do ano, permite a prática de esportes no mar e em dunas. Entre estes, destaca-se o Kitesurf, uma das atividades mais populares da cidade, que este ano foi sede do campeonato brasileiro da modalidade.
Como beleza atrai beleza, nessa pequena faixa de terra, você pode desfrutar do prazer de conhecer ecossistemas em equilíbrio, mergulhar em águas mornas e praias de rara beleza, além de se deliciar com uma culinária típica, à base de frutos do mar.
Leia mais:
Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera
Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!
Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada
Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!
Os restaurantes são acolhedores, com fachadas graciosas. Lagosta, camarão ao alho e óleo, ostras e a corda de caranguejo estão entre as opções do cardápio de Barra Grande, que inclui ainda o arroz de leite e filé ao molho de ervas finas. O turista ainda encontra uma grande variedade de caipirinhas que levam vodka, suco e pedaços de fruta.
Barra Grande também oferece meios de hospedagem charmosos e confortáveis. Os preços das diárias variam entre R$ 145 a R$ 400 com acomodações, de quartos simples a chalés e kite house (casas oferecidas para grupos de kitesurfistas). As ruas são rústicas, de chão batido, com luminárias artesanais. À noite, visitantes e nativos se encontram em um cenário bucólico.