Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Litoral fluminense

Arraial do Cabo: venha conhecer o "Paraíso do Atlântico"

Redação Bonde com MTur
08 mar 2012 às 10:10

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Águas transparentes e vegetação exuberante, assim é Arraial do Cabo. O visitante encontra praias de areias brancas e águas cristalinas, dunas, restingas e reservas ecológicas, a Mata Atlântica preservada e uma região propícia à pesca. Habitada por um povo acolhedor, simpático e hospitaleiro, essa cidade reserva férias inesquecíveis aos turistas.


Em Arraial do Cabo fizerem parte do roteiro a Gruta Azul, a Prainha, a Ilha do Farol, o Pontal do Atalaia e a Praia dos Anjos, onde é possível alugar embarcações para passeios no mar. É também nessa praia que se localiza o Museu Oceanógrafo, onde estão expostos organismos marinhos vivos, equipamentos utilizados em pesquisas marinhas e o esqueleto de uma baleia Orca. Cercando o Largo Histórico, o casario antigo é composto por construções dos séculos XIX e XX, tombadas pelo Patrimônio Histórico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação
Divulgação


Arraial do Cabo foi formado devido a ligação de antigas ilhas pela ação dos ventos e das correntes marítimas, ao longo de milhares de anos. O local é como uma vila de pescadores, chamada pelos moradores locais de Paraíso do Atlântico, por suas belas paisagens. A proximidade com a cidade do Rio de Janeiro e de outras pérolas em seus arredores – como Armação de Búzios, Cabo Frio, Saquarema, Araruama e São Pedro da Aldeia –, é um excelente convite ao turismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


Situado a 140 km da capital fluminense, Arraial do Cabo está no centro de um importante cinturão turístico. Poucos lugares oferecem tantas alternativas ao visitante, desde praias paradisíacas a caminhadas pela exuberante vegetação da Mata Atlântica. E o melhor: tudo acompanhado de uma perfeita infra-estrutura preparada para receber bem todos os tipos de visitantes.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Arraial destaca-se como um dos melhores locais para mergulho do País, com águas transparentes e ricas em vida marinha. Os principais pontos de mergulho são: Ilha dos Porcos, Ponta D’Água, Saco do Cordeiro e o navio naufragado Thetis.



Como chegar

Publicidade


Via Rodoviária: partindo da cidade do Rio de Janeiro, segue-se pela BR-101 até o município de Rio Bonito; de lá, para São Pedro da Aldeia (trecho com pedágio nos dois sentidos) pela RJ-124, conhecida como Via Lagos; chegando ao trevo de São Cristóvão, siga pela RJ-140, e logo a sinalização apontará a entrada da cidade de Arraial do Cabo.


Atrativos

Publicidade


Praia do Pontal - É a primeira praia à esquerda de quem chega à cidade. Fica entre a Praia do Foguete, em Cabo Frio , e o Morro do Miranda, a 4 km do centro de Arraial. Tem 700 m de extensão e mar calmo, e é boa para a pesca de arrastão.


Prainha - Tem 1 km de extensão e fica a cerca de 800 m do centro de Arraial do Cabo. Urbanizada, tem quiosques e prédios baixos, cartão postal da cidade. Por uma trilha, à sua direita, chega-se à Praia da Graçainha, de apenas 15 m, cuja faixa de areia só aparece durante a maré baixa.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Praia Grande - Fica na Avenida Projetada Beira Mar, a 1 km do centro da cidade. É uma praia oceânica de 1.300 m e possui quiosques e área urbanizada. As ondas são fortes e a paisagem conta ainda com dunas de areia branca e fina.


Praia dos Anjos - Localizada na Enseada dos Anjos, suas águas são claras e mornas. Do lado esquerdo estão a marina dos pescadores e o Porto do Forno. À direita, o Morro do Pontal do Atalaia. Tem um píer de onde partem barcos de passeios e pesqueiros.

Publicidade


Praia do Forno - Fica na Enseada do Forno e o acesso a ela é feito por uma trilha de terra um pouco íngreme, ou pelo mar. Está ao lado esquerdo da Praia dos Anjos, e fica a cerca de 1,5 km do centro da cidade.


As Prainhas - Ficam na Enseada do Boqueirão ao lado do Pontal do Atalaia. Separadas por rochas, têm juntas uma extensão de 1 km. Dali é possível ter uma belíssima vista da Ilha de Cabo Frio.

Publicidade


Praia Brava - É a praia preferida dos surfistas, pois suas ondas são sempre muito fortes. É perigosa para banhos, e fica muito deserta durante a baixa temporada. Fica a cerca de 2 km do centro de Arraial do Cabo. O acesso a ela deve ser feito a pé, pelo Morro do Atalaia.


Praia da Massambaba - Com 25 km de extensão, é uma continuação da Praia Grande.


Praia do Sudoeste - À sua volta destacam-se as salinas, e a Lagoa de Araruama, além das casuarinas na orla.


Gruta Azul - Local de extrema beleza natural que pode ser apreciada durante os passeios de escuna.


Lagoa Azul - Lugar lindo e aconchegante, com águas claras, é como uma extensão da Lagoa de Araruama. Fica a apenas 10 minutos do centro de Arraial do Cabo. É um dos pontos preferidos pelos turistas que visitam a cidade.


Museu Oceanográfico - Pequena coleção de peças curiosas utilizadas em navegação, além de conchas, esqueletos e aquários. Fica na Praça Daniel Barreto, na Praia do Anjos. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30; aos sábados e domingos abre das 13h às 16h30.


Igreja Nossa Senhora dos Remédios - Erguida primeiramente em 1503, a construção atual é do século XVIII. Guarda em sua edificação um pedaço da história e da cultura do povo que vem fazendo de Arraial do Cabo o que ele é hoje, um destino fantástico para se conhecer.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo