O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) participa, esta semana, da feira de turismo World Travel Market (WTM), em Londres. No estande brasileiro, além de realizar de negócios com profissionais do mundo todo, os visitantes puderam conhecer os diversos destinos e a diversidade cultural do país. Segundo o presidente da Embratur, Mário Moysés, com a economia vivendo um momento positivo, o país se prepara para aumentar o número de turistas estrangeiros de 5 milhões para 8 milhões até 2014. Em viagem ao Reino Unido, ele fez reuniões com empresários do turismo com o objetivo de articular ações práticas para a promoção do Brasil.
A organização do evento apresentou, para jornalistas convidados, uma pesquisa com 1.257 executivos seniores do setor. De acordo com o levantamento, 47% da indústria do turismo no mundo vê os mercados emergentes - incluindo Brasil, Rússia, Índia e China - como grandes oportunidades de investimento para os próximos cinco anos.
O levantamento mostrou ainda que 28% dos entrevistados vêem os países em expansão econômica como a grande peça favorável para a indústria de turismo. A apresentação foi feita por Aaron Heslehurst, jornalista da BBC, especializado em negócios. Segundo a análise, 55% dos executivos disseram que tiveram impacto positivo nos negócios com os emergentes, enquanto apenas 9,2% descreveram conseqüências negativas.
O estudo confirma que recente acordo entre Brasil e União Européia fortaleceu o país como destino turístico. De acordo com pesquisa do grupo Euromonitor International, a parceria gerará um aumento de 335 mil passageiros para o Brasil somente no primeiro ano.
"A WTM é uma feira de tendências de mercado que funciona como bússola para orientar o planejamento anual para a promoção do país. Por isso, estar neste evento significa um momento importante para o posicionamento do Brasil como destino turístico internacional", finaliza Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.