A vila espanhola Júzcar, na Andaluzia, perdeu o direito de se autodenominar "cidade dos Smurfs". Em 2011, todas as casas do local foram pintadas de azul para promover o lançamento de um filme dos personagens, o que tornou a região uma atração turística mundialmente reconhecida.
Estátuas foram espalhadas em diversos pontos da vila, além de pinturas em muros e de pessoas fantasiadas andando pelas ruas.
O contrato com o estúdio atraiu muitos turistas, o que fez com que a vila mantivesse a propaganda mesmo depois do período estabelecido no acordo. Contudo, para isso, um novo contrato com feito, em que 12% dos lucros arrecadados com o turismo temático deveriam ser repassados aos herdeiros de Peyo, artista que criou os Smurfs.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
Com o rompimento do novo contrato, o conselho municipal de Júzcar publicou um comunicado informando que a partir de 15 de agosto a vila não poderá mais usar os Smurfs para promoção local. As casas poderão manter a cor azul, porém, estátuas, pinturas e referências aos personagens deverão ser removidas.