Nos dias de hoje, o sonho de consumo de todo jovem brasileiro é viajar, deixando de lado os típicos "carro e casa própria". O desejo de viver experiências incríveis, conhecer novas culturas e aprender línguas fala cada vez mais alto.
Entretanto, o preço de uma viagem internacional ainda não é acessível para todos. Pensando nisso, o site Worldpackers teve uma ideia brilhante: seus gestores desenvolveram uma maneira de baratear estas aventuras conectando acomodações (hostels, pousadas, guest houses, etc) e viajantes do mundo inteiro que estão dispostos a trocar habilidades por hospedagem. São mais de 90 países onde você pode viver experiencias inimagináveis sem pagar por hospedagem.
Para participar é bem simples: o viajante monta seu perfil contando suas habilidades e as experiencias que já viveu. Na plataforma ele encontrará uma lista com todas acomodações cadastradas que procuram voluntários, e você pode checar para quais atividades (ou cargos) e datas eles precisam da sua ajuda.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
As atividades vão desde recepcionista, bartender, cozinheiro, líder de pubcrawl, fotógrafo, video maker, instrutor de esportes, professor de línguas até ajuda com as mídias sociais e parte administrativa, entre outras.
Quem vivenciou essa experiência diz que é muito mais do que visitar um lugar por 2 ou 3 dias, o Worldpackers promove uma verdadeira imersão cultural e troca de experiencias.
O depoimento do Chef de cozinha Leo Bosso, voluntário no Hostel The View na Praia Mole em Florianópolis, dá uma ideia do que é ser um Worldpacker. "Estou vivendo uma das melhores experiências da minha vida. A minha satisfação e felicidade em cozinhar está sendo depositada em pessoas que estão viajando pelo mundo, isto é, um pouco de mim e do meu tempero está se espalhando pelo mundo", conta ele.
Segundo Riq Lima, co-fundador do site, "a verdade é que viajar é um meio de se auto-conhecer e descobrir quais são seus reais talentos e como torná-los ainda melhores. Por isso que a Worldpackers é muito mais que um site. Queremos dar oportunidade às pessoas para que elas usem seus dons para fazer o que gostam e contribuir com as necessidades de outras pessoas, isto é, não importa o que você sabe fazer, alguém em algum lugar deste planeta precisa de você".
O principal objetivo da plataforma é possibilitar que cada vez mais pessoas vivam experiências únicas e inesquecíveis, sejam elas viajantes oferecendo suas habilidades ou hosts oferecendo acomodação. (Com informações do Catraca Livre)