O programa Viaja Mais Melhor Idade iniciou em junho uma série de treinamentos para os agentes de viagem. Os primeiros acontecem na sede da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em São Paulo, e têm o objetivo de apresentar as empresas que atuam no programa em 2010, assim como mostrar as novidades dos pacotes oferecidos e a equipe técnica.
Os nove operadores selecionados também são responsáveis por outros treinamentos em suas sedes. As capacitações duram entre uma hora e meia e duas horas.
Nos meses de julho e agosto, os encontros com os agentes de viagem deverão ocorrer em todo o Brasil. Os estados e cidades que tiverem interesse em participar podem ligar para a Braztoa e falar com a equipe do programa. O telefone para contato é (11) 3259-9500.
Até o final do mês, o 0800 770 7202, mantido pelo Ministério do Turismo, será desativado em razão da legislação eleitoral.
Viaja Mais Melhor Idade
Em 2010, o Viaja Mais Melhor Idade está oferecendo saídas a partir de 27 cidades para 35 destinos, em todos os estados brasileiros. Lençóis Maranhenses (MA) e Chapada Diamantina (BA) pela primeira vez fazem parte do programa.
Nesta edição, as operadoras selecionadas ofertarão dois tipos de pacotes: o básico e o especial. O pacote básico oferece transporte, traslados, hospedagem, duas refeições diárias, pelo menos dois passeios customizados e um seguro de viagem sem limite de idade.
O pacote especial tem como diferenciais a presença de um guia de turismo especializado, assim como de três a cinco refeições diárias, além de diversos passeios e atividades desenhadas para este público.
Desde sua implementação, em 2007, até o ano passado, foram comercializados 390 mil pacotes, gerando uma movimentação financeira no setor formal do turismo que excede a marca de R$ 351 milhões.
O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Vai Brasil. Conta com apoio do Ministério da Previdência, do Ministério do Trabalho, do INSS, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos órgãos estaduais de turismo, do SEBRAE, do SESC, da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e da ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).