Destaque

Turismo sensorial permite que deficientes visuais tenham experiências inesquecíveis

06 set 2016 às 11:08

Uma iniciativa diferente está tornando a vida dos turistas com deficiência visual bem mais agradável. A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp) está levando grupos de cegos à ter uma experiência que inclui colher café em uma fazenda sustentável, torra e degustação dos cafés regionais na Cafeteria Loretto, em Espírito Santo do Pinhal.

A ideia do chamado 'turismo sensorial' surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso de Audmara Veronese. O 'Ampliando Horizontes', nome do trabalho de Audmara, foi o início de um projeto que ela desenvolveu para levar pessoas com deficiência visual a terem experiências únicas. Além disso, as pessoas terão a chance de aprender informações novas de uma maneira diferente.



O projeto já teve duas edições esse ano e cerca de 40 viajantes, incluindo cegos e pessoas com baixa visão, além de seus acompanhantes. Durante a experiência, até as condições do clima são descritas com detalhes.


Tudo acontece na fazenda sustentável Retiro Santo Antônio, em Santo Antônio do Jardim, São Paulo (distante cerca de 172 km da capital).

(Com informações de Ciclo Vivo)


Continue lendo