Nos próximos dias, a ExpoLondrina receberá diversos eventos relacionados a um setor que está crescendo cada dia mais no Paraná: o turismo rural.
Nesta quarta-feira (5), a Casa do Criador será palco do Seminário de Turismo, evento promovido pelo governo do Paraná, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Sociedade Rural do Paraná (SRP), com realização do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Paraná Turismo.
Durante o evento, os visitantes poderão participar de um painel com quatro empresários do ramo do turismo rural, os quais contarão um pouco de suas experiências no setor. Além disso, o professor Jacó Gimenez, da Paraná Turismo, ministrará a palestra "Paraná como Produtor de Turismo e Oportunidade de Negócio".
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
O seminário terá início às 8h15 e encerramento às 11h30. Os empreendedores convidados são Fernando Alves Osório, do Recanto Raio de Sol, em Faxinal, Dino e Cladimara Baggio, da Pousada Paiol, de Pinhão, Adrian Saegesser, da Pousada Marabú, de Rolândia, e Paulo Kyoto Kobo e Diva Marie Kobo Tanno do Sítio Kobo, em Assaí.
Já na quinta-feira (6), no Auditório Horácio Sabino Coimbra, representantes do segmento, empresários e interessados em conhecer o potencial do turismo rural poderão participar da Jornada de Turismo. O tema do evento é união e irá discutir a importância da promoção local.
As atividades estão previstas para ocorrerem das 13h30 às 17h30. A programação conta com o painel "Todos por um Destino" e a palestra "A Londrina do Amanhã", com Juliana Quadros, Arnaldo Falanca e Fabian Trelha. O evento é uma promoção do governo do Paraná, Seab, Iapar, e SRP e realização da Emater, Paraná Turismo e Núcleo de Turismo de Londrina.
A coordenadora estadual de Turismo Rural do Emater, Ivaldete Zampronio Zarpellon, afirma que incluir esses eventos à programação da ExpoLondrina é uma forma de mostrar aos frequentadores da feira o que é o turismo rural, além de expor sua importância para o Estado.
"A ExpoLondrina é um grande fórum para mostrarmos o que é o turismo rural. Para os turistas, esse é um modo diferente de lazer, pois permite que o visitante vivencie a vida do produtor e entenda como ele vive, como ele produz", conta Ivaldete.
A coordenadora ainda explica que o Emater trabalha junto aos produtores para que esse tipo de turismo aumente ainda mais, uma vez que esta pode ser uma opção de renda extra para a propriedade. "Nós trabalhamos no sentido do produtor não deixar de fazer suas atividades, e sim agregar o turismo a isso", afirma.