O número de turistas que visitou Curitiba em 2009 deverá bater novo recorde. Cálculos preliminares do Instituto Municipal de Turismo apontam que, no ano passado, a cidade superou a marca de 3.029.950 visitantes registrada em 2008, ano em que, pela primeira vez, Curitiba chegou a 3 milhões de visitantes.
O empresário Daniel Feijolli, de Londrina, levou nesta semana a filha, Julia, de cinco anos, para conhecer a cidade na Linha Turismo, serviço de ônibus que percorre 24 pontos turísticos. "Esse é nosso local de partida para começar a conhecer a cidade. Já ouvi falar muito dos parques curitibanos e fiquei surpreso com o Centro, que está com vários monumentos restaurados. Quero abrir uma agência de turismo em Curitiba, acho que a cidade tem muito potencial", disse Daniel, que também levou para o passeio a sogra, Leonice de Lourdes Saboia, a irmã dela, Vilma Saboia, e a sobrinha, Jéssica Sabóia.
O Paraná é o maior polo emissor de turistas para Curitiba. Em 2007, ano mais recente em que se tem a estratificação do movimento turístico, a cidade recebeu 2.903.059 visitantes, a maioria (34,6%) proveniente de cidades do interior e do litoral do Estado. A mais expressiva presença de visitantes foi proveniente da região Norte do Paraná, seguida por Campos Gerais e Noroeste (5,8%). Esse panorama se repetiu nos dois anos seguintes.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
Linha Turismo
O movimento na Linha Turismo aumentou 45,49% em 2009. O balanço da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que administra a linha que passa por 24 endereços turísticos, mostra que a frota transportou 520.163 passageiros no ano passado. Em 2008 foram 357.519 pessoas.
"Cada vez mais, Curitiba se consolida como importante endereço turístico, responsável pela atração de um número significativo de visitantes que vem à cidade a passeio ou a serviço", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer.
Cada viagem, com duração média de duas horas, é feita sempre com dois veículos: um double-decker, aberto, que garante uma visão panorâmica da cidade aos 55 ocupantes que estão na parte superior do ônibus, e a jardineira, com seu desenho típico e janelas panorâmicas, que transporta até 35 pessoas sentadas por viagem. Os ônibus double-decker foram lançados em novembro de 2008.