Conhecida em letras de música, novelas e por todos os brasileiros como a ''Terra da Garoa'', São Paulo oferece um grande leque de atrações turísticas, culturais e gastronômicas. Na efervescente metrópole, museus, parques, centros de compras e restaurantes são encontrados com facilidade e fartura, conquistando turistas de todas as idades e regiões, inclusive os moradores.
A região da Avenida Paulista, uma das vias mais conhecidas do Brasil, é reduto de arte, culinárias distintas, negócios, diversão e é considerada o coração da capital. Seus 2,8 quilômetros de extensão são palco para shows comemorativos, manifestações culturais, paradas e todas as formas de expressão que paulistanos e turistas podem receber. O mês das férias escolares é uma oportunidade para tirar alguns dias de folga e aproveitar tudo o que São Paulo tem a oferecer.
Cultura e história
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
Uma infinidade de opções entre teatros, cinemas, museus, além de monumentos, que contam as diversas passagens da cidade através dos anos, são encontrados nas redondezas da grande avenida.
Um dos cartões postais da metrópole é o Museu de Arte de São Paulo, o Masp. Nele, obras de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Degas, Claude Monet, Vincent Van Gogh entre outros artistas, podem ser apreciadas diariamente. Há também exposições esporádicas e o vão livre do museu está sempre repleto de gente.
Não muito distante da Paulista encontra-se o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006. São quatro andares de muita tecnologia, literatura e interatividade para todas as idades que contam a história da nossa língua. Ao lado do museu há a Estação da Luz, onde milhares de imigrantes desembarcaram de trem na capital, atualmente restaurada, hoje é um arquivo histórico-cultural.
Estação da luz
Cinéfilos possuem uma gama de opções nas redondezas da Paulista. Para assistir um filme atual, cult ou retrô, o HSBC Belas Artes (esquina com a Consolação), o Espaço Unibanco (rua Augusta), ou cine Bombril (dentro do Conjunto Nacional) são espaços propícios para isso. Peças e shows de todas as categorias, nacionais e internacionais, são encontrados durante sete dias da semana, agradando os mais diversos gostos culturais. O Sesc Paulista apresenta diariamente atrações a jovens, adultos e crianças, com toda a infra-estrutura para espetáculos teatrais, musicais, exposições de arte e cursos, vale a pena checar a programação e se divertir.
Museu de Arte Moderna - MAM
Verde e gastronomia
Parques e áreas verdes também são encontrados na capital brasileira dos negócios. Na Avenida Paulista há o parque Tenente Siqueira Campos, ou Trianon, com 48.600 metros quadrados e a única reserva remanescente da Mata Atlântica da região. Todos os dias pessoas praticam esportes e transitam pelo local a procura de ar fresco, descanso e esportes.
Bem próximo há o Parque do Ibirapuera, que concentra 1,6 milhão de metros quadrados de área verde, com lagos, pistas esportivas, ciclovia e viveiro, além da OCA, o Museu de Arte Moderna, também conhecido como MAM, prédio da Bienal, ginásio, e símbolos paulistanos como o Obelisco - construído em homenagem aos heróis de 1932 - e o monumento às Bandeiras.
Teatro Municipal
São Paulo também pode ser conhecida como pólo gastronômico do País. Qualquer hora do dia ou da noite encontra-se culinárias diversas, exóticas ou tradicionais de qualquer canto do mundo. Os melhores restaurantes da cidade estão localizados justamente perto da via mais representativa para os paulistanos. Passeando pela região é difícil escolher em qual entrar e se deliciar.