Os quatro estados do Sudeste são os que mais enviam e recebem visitantes no país. A região participa com 40,8% do emissivo e 36,5% do receptivo no universo das 191 milhões de viagens domésticas realizadas em 2011. Os dados são do Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Os turistas do Sudeste têm como destino preferencial os próprios estados da região. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo recebem 29% do contingente de visitantes locais. A segunda região de destino para este grupo é o Nordeste, que recebe 5,2% do fluxo, seguido do Sul do país, com 3,4%. O Centro-Oeste, com 2,8%, e o Norte, com 0,4%, são os que menos recebem turistas da região Sudeste.
Além do próprio Sudeste, a região que mais envia turistas para os quatro estados são o Nordeste e o Sul, empatados com 2,4% do total. Em seguida, aparece o Centro-Oeste, com 2% do emissivo, e o Norte, com 0,6%.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
"A pesquisa demonstra que, no universo das viagens domésticas, predominam as viagens de curta distância", explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes. Segundo ele, 73% dos fluxos ocorrem dentro das próprias regiões e 51% dentro dos próprios estados.
A região Sudeste abriga as duas principais cidades-destino do Brasil: São Paulo (SP), em primeiro lugar, e Rio de Janeiro (RJ), em segundo. Belo Horizonte (MG) aparece na décima posição no ranking do Ministério do Turismo.