Londrina é uma cidade única, que abriga vários pontos turísticos, como o Lago Igapó, o Calçadão, a Concha Acústica, a Catedral, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, o Teatro Ouro Verde, o Estádio do Café, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, o Jardim Botânico, entre outros. Todos esses lugares, que são ícones da cidade e que fazem parte da rotina dos londrinenses, também deixam boas recordações para os turistas que por ali passam.
A novidade é que agora esses pontos turísticos vão inspirar uma coleção de souvenires. Trata-se do Projeto SouLondrina, idealizado pelo Sebrae, Convention Bureau e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). As três entidades integram o Núcleo de Turismo de Londrina. O lançamento do Projeto está marcado para esta quarta-feira, dia 23 de abril, às 10 horas, no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff.
O SouLondrina apoia a criação e comercialização de souvenires com identidade, inovação e criatividade, gerando negócios para artistas e pequenos produtores locais. O objetivo, segundo a consultora do Sebrae em Londrina, Simone Millan, é desenvolver e oferecer um conjunto de souvenires de qualidade, inspirados na identidade e na cultura dos londrinenses. Ela explica que a logomarca do Projeto é composta por três figuras abstratas que rementem ao passado da cidade, que cresceu e prosperou graças à cultura cafeeira; ao presente, representado pelo setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que inspirou a criação da marca Londrina Cidade Genial; e ao futuro próspero, simbolizado pela fertilidade do solo londrinense.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
"O SouLondrina irá tratar com criatividade os acontecimentos e os lugares que foram e que são importantes para a história da cidade. Queremos que os produtos traduzam aquilo que é visto, que é sentido e que é vivido em Londrina. Esses objetos serão uma lembrança para aqueles que estão partindo e que irão despertar um ‘gostinho de quero mais’, uma vontade de voltar, de vivenciar aquelas experiências novamente", conta a consultora do Sebrae/PR.
Turismo em Londrina
De acordo com Arnaldo Falanca, presidente do Convention Bureau de Londrina e diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Londrina (Abrasel Londrina), o Projeto atende as necessidades e desejos do mercado turístico. "Partimos da premissa de que Londrina é uma cidade de grande porte e que ainda não tem souvenires que materializem as experiências proporcionadas pelos lugares que são visitados. Hoje, quem vem à cidade, leva como lembrança um pacote de café, uma camisa de futebol do time local ou panos de pratos comprados na feirinha. Os próprios londrinenses não têm como presentar as pessoas que vivem em outras cidades com um souvenir que represente a cidade", destaca.
Altemir Lopes, diretor de turismo da Codel, frisa que a proposta possui um cunho econômico e social. Além de fortalecer a imagem de Londrina como um destino turístico, o SouLondrina irá gerar negócios para a comunidade. A ideia é que os objetos, como caixas de chocolate, bolsas, mochilas, porta-copos, porta-blocos, cartões postais, botons, entre outros, sejam confeccionados por artistas e empreendedores de Londrina e Região. "Eles irão usar a criatividade para explorar o que temos de melhor em Londrina, por meio dos souvenires", frisa.
Simone Millan salienta que Londrina se destacou no Índice de Criatividade das Cidades, divulgado recentemente pelo Sistema Fecomércio de São Paulo. "O ranking mede o desempenho dos talentos criativos nas cidades e Londrina ficou em 9º lugar no Brasil, atrás apenas de capitais."
Inscrições
O SouLondrina terá 30 vagas e será coordenado pelos gestores do Projeto. Poderão se inscrever profissionais de criação, microempreendedores individuais e empresários de pequenos negócios produtores de objetos de forma artesanal/manual ou industrial, bem como produtos alimentícios produzidos de forma artesanal/manual ou industrial, que possuam capacidade de produção e comercialização de souvenires.
Os participantes que não têm inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e que tiverem seus produtos aprovados poderão se formalizar antes do início das atividades do Projeto. Os inscritos também devem ser residentes e domiciliados em Londrina e Região Metropolitana. Cada participante poderá inscrever dois produtos nas seguintes categorias: objetos artesanais; produção manual; produção semi-industrial; produto alimentício e souvenir.
Os produtos inscritos serão julgados por uma curadoria composta por membros indicados pelas entidades que coordenam o Projeto. Para garantir diversidade de produtos, as vagas serão distribuídas dentro das seguintes áreas de atuação ou matéria-prima utilizada: cerâmica e vidro; couros, fibras naturais, sementes, pedras e outros; fios e tecidos; madeira; metais; papéis, ceras, massas, resinas, gesso, parafina e borrachas; e produtos alimentícios e bebidas.
O grupo selecionado passará por capacitações que englobam o conhecimento sobre o mercado turístico para potencializar as oportunidades de negócios, além de consultorias técnicas especializadas para a criação de souvenires inovadores e exclusivos para a marca SouLondrina.
A produção e a comercialização dos produtos estão previstas para o final do segundo semestre de 2015. Os souvenires serão disponibilizados em locais credenciados, como aeroporto e rodoviária, e também serão oferecidos pelo Convention Bureau de Londrina, na internet.
Os interessados em participar do Projeto poderão efetuar a inscrição no período de 4 a 10 de maio. Mais informações podem ser encontradas no edital que está disponível no site: http://www.weblitenet.com.br/soulondrina/.