Conhecida pelo clima agradável e pela importância histórica para o país, Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, destaca-se como um local propício ao turismo. Em dois meses de trabalho, o instituto Ideias já inventariou mais de mil estabelecimentos e atrativos na cidade, e o número tende a crescer.
Tudo está sendo catalogado. Entre os locais visitados, os pesquisadores já estiveram em 81 hotéis e pousadas, 329 restaurantes, 19 agências de viagem, 104 galerias comerciais, além de postos de combustível, hospitais, e agências bancárias. Foram catalogados também 46 atrativos culturais e naturais oferecidos aos moradores e visitantes. Para identificar os locais que já receberam a visita da equipe, um adesivo de participação no Inventário é colocado em local visível.
O Parque Cremerie, no bairro do Quitandinha, foi um dos locais visitados. O atrativo criado em 1976, tem 47 mil metros quadrados, e é conhecido por ser ideal para visitação de crianças. Além de pedalinhos e brinquedos, o local é propício à realização de piqueniques, graças a sua extensa e tranquila área verde. Para Carlos Wilson Suave, administrador do parque, a realização do Inventário é positiva ao turismo.
- A pesquisa foi muito boa, acho que o portal vai ser uma ótima forma para divulgar o parque, assim os turistas vão querer visitá-lo – comenta.
A previsão é que o trabalho de campo seja concluído até o fim de agosto, e para isso os pesquisadores, em sua maioria alunos de Turismo do Cefet, percorrem a cidade à procura de empreendimentos a serem listados. Após a conclusão do Inventário Turístico de Petrópolis, quem desejar saber informações sobre a cidade poderá acessar gratuitamente o portal www.destinopetropolis.com.br. Assim, o Inventário além de uma ferramenta para desenvolver novos projetos para Petrópolis torna-se uma ferramenta de divulgação da Cidade Imperial.
O Inventário é uma iniciativa do Ministério do Turismo e tem o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, do Sebrae-RJ, do Fórum de Secretários de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e do Cefet/Petrópolis. Concluído, servirá como base para novos projetos da cidade e para facilitar o acesso a linhas de recursos do governo federal.