O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, foi eleito o melhor do Brasil em uma pesquisa de satisfação feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) com os usuários dos terminais, entre abril e junho. O terminal paranaense obteve 4,1 pontos (dos 5 possíveis). A média nacional foi de 3,82.
A pesquisa ouviu 15.856 pessoas e avaliou quesitos relacionados a acesso, check in, migração, infraestrutura e aduana. De um modo geral, os procedimentos de embarque, emigração, segurança, informação e cordialidade dos funcionários estão entre os quesitos mais bem avaliados pelos entrevistados. Em contrapartida, o custo da alimentação, do estacionamento e de produtos comerciais e a qualidade do wi-fi foram os principais alvos de crítica por parte dos passageiros.
Apesar de liderar o ranking, a nota atribuída ao Afonso Pena caiu em relação ao segundo semestre de 2013, quando o terminal ficou com nota 4,21. O quesito mais bem avaliado pelos entrevistados foi o custo dos produtos comerciais, da alimentação e do estacionamento, ao contrário do restante do país. Os itens mais criticados foram o tempo na fila de imigração e aduana. De acordo com a pesquisa, o tempo para pegar a bagagem na hora do desembarque é de 12 minutos para voos nacionais e 17 para os internacionais. Já para o check in, os passageiros esperam, em média, 10 minutos no caso de voos domésticos e 8 minutos para voos internacionais.
O segundo lugar ficou com o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, seguido pelo Aeroporto do Recife. O Aeroporto de Guarulhos ficou em último lugar no ranking, com 3,09 pontos.