Foz do Iguaçu ganha um novo voo a partir de 22 de setembro. A companhia uruguaia BQB Linhas Aéreas, pertencente ao grupo Buquebus, passará a operar duas frequências semanais (quartas-feiras e domingos, pela manhã), ligando Foz a Montevidéu, com possibilidade de conexão para outros destinos operados pela companhia, como Punta del Este, Rivera e Buenos Aires.
Criada pelo grupo Buquebus em 2009, a partir de um investimento de 40 milhões de dólares, a BQB Linhas Aéreas opera uma frota composta de aviões ATR 72-500, considerados ideais para voos de média e curta distância.
Fabricada na França, a aeronave, originalmente concebida para 72 passageiros, foi configurada para 68, para proporcionar mais espaço e comodidade na cabine. Esses aviões, com dois motores turbo-hélice, se caracterizam ainda pela segurança, consumo reduzido de combustível e baixíssima poluição sonora.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
Com sede operacional no Uruguai, a BQB liga as cidades uruguaias de Montevidéu, Punta del Este, Salto e Rivera a Buenos Aires, Rosário e Córdoba, na Argentina, e Porto Alegre, Florianópolis e Foz do Iguaçu, no Brasil.
"As Cataratas são um atrativo de nível mundial e, portanto, Foz é um destino estratégico para nós", afirmou a representante do grupo Buquebus no Brasil, Ghelssi Pereyra, no evento de lançamento do voo, realizado nesta terça-feira pela manhã, no Hotel Golden Tulip Internacional, em Foz.
Para o superintendente da Infraero no Aeroporto Internacional das Cataratas, Joacir Araújo dos Santos, o investimento da BQB fortalece o nicho de mercado aberto pela Pluna – em outubro do ano passado, a companhia passou a operar voos ligando Foz a Montevidéu, com taxa de ocupação superior a 65%. "Existe uma grande demanda pelo destino Foz nos países do Cone Sul", afirmou.
O secretário de turismo de Foz, Felipe González, comemorou a nova ligação aérea e disse que ela deverá contribuir para incrementar ainda mais o fluxo de turistas. "O investimento amplia a capilaridade da malha aeroviária e deverá fomentar o turismo regional", disse González.
"O voo da BQB é o primeiro de uma série de novos voos que estamos conquistando para o Destino Iguaçu. Somos o destino turístico da vez e esse investimento da BQB certamente será correspondido", adiantou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla. "O grupo Buquebus é conhecido por fazer turismo de qualidade, que é o que precisamos para Foz do Iguaçu".
Com a empresa aérea, a Buquebus demonstra seu compromisso com o incentivo ao turismo no Cone Sul. A empresa responde pelo transporte anual de mais de 2 milhões de turistas entre Montevidéu e Buenos Aires, e é conhecida por seus barcos de grande porte e velocidade, com os quais começou a trabalhar a partir dos anos 1990. Hoje, a empresa tem uma das maiores frotas do mundo nesse segmento e com ela já prestou serviços na Nova Zelândia, Mar do Norte, Canal da Mancha e Mediterrâneo.
Recentemente, a Buquebus inaugurou um novo terminal de passageiros em Porto Madero, em Buenos Aires. A empresa investiu mais de 12 milhões de dólares no empreendimento e ainda tem planos para construir um hotel boutique nesse mesmo local.
Outros negócios do grupo na região incluem uma empresa de transporte terrestre, uma agência de turismo que opera vários destinos no mundo, com agências em Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu – além de rede franqueada – e ainda a representação da Europcar (locação de veículos) na Argentina.