Na reta final do Concurso das Sete Novas Maravilhas da Natureza, o alpinista paranaense Waldemar Niclevicz fará a travessia das cataratas do Iguaçu de tirolesa, provavelmente no sábado (5), como forma de pedir votos para a atração. Toda a logística para o evento está sendo montada, mas por questões técnicas a travessia deve ser feita apenas no sábado.
O trajeto será sobre a Garganta do Diabo, com 155 metros de comprimento, desde uma rocha no lado brasileiro até o mirante, em território argentino. Essa será a segunda vez que Niclevicz, natural de Foz do Iguaçu, repetirá a façanha: em 2001, ele também atravessou de tirolesa a Garganta do Diabo, o mais famoso salto das Cataratas do Iguaçu.
"Estou vindo exclusivamente para essa ação. As Cataratas são de uma beleza ímpar, singular", disse ele, que é o primeiro brasileiro a conquistar o topo do pico Everest e também a chegar à K2, a montanha mais difícil de ser escalada, localizada no norte do Paquistão.
Segundo Gilmar Piolla, coordenador do Comitê de Apoio à Candidatura das Cataratas, "esse é um evento midiática, para atrair atenção das pessoas à campanha Vote Cataratas e, ao mesmo tempo, divulgar o potencial dos nossos roteiros de ecoaventura".
Votação
A votação encerra no próximo dia 11. Estão no páreo 28 finalistas. Para votar nas Cataratas do Iguaçu a uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, basta acessar o site www.votecataratas.com, ou votar via SMS, enviando a palavra "CATARATAS" para o número 22046. O custo da mensagem é de R$ 0,37 + impostos.
Pelo celular, é possível votar quantas vezes quiser. O link da votação também pode ser acessado pela página do Vote Cataratas no Facebook www.facebook.com/votecataratas.
Promovido pela Fundação New Seven Wonders, da Suíça, o concurso para escolha das novas Maravilhas da Natureza teve início em 2007, envolvendo 440 atrações de 220 países. A disputa é semelhante à que consagrou o Cristo Redentor uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.