Todas as companhias aéreas já enviaram à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) as medidas das poltronas de suas aeronaves. Com as informações, a classificação dos assentos será feita ainda no mês de novembro, segundo informou a assessoria de imprensa do órgão.
De acordo com Resolução 135, de março deste ano, a agência criou a Etiqueta Anac. A ideia é informar aos passageiros as medidas das poltronas no momento da compra da passagem aérea e o espaço útil entre os assentos. As medidas estarão impressas no bilhete e no próprio assento do avião.
A etiqueta passará a vigorar em março de 2011. As companhias que não informarem as medidas serão notificadas e terão um prazo para regularizar a situação. Caso continuem sem cumprir a resolução, elas terão de responder a um processo administrativo.
Classificação
A etiqueta informará quantos centímetros existem entre o encosto de uma poltrona e a parte posterior da poltrona da frente. Esse espaço será classificado em cinco faixas: E (menos de 67 centímetros), D (de 67 cm a 69 cm), C (de 69 cm a 71 cm), B (de 71 cm a 73 cm) e A (mais de 73 cm). Os aviões com esta última etiqueta receberão também o Selo Anac, que atesta o melhor espaço útil oferecido no mercado.
A etiqueta vai informar sempre o espaço na classe econômica, seja para aeronaves que fazem voos domésticos ou internacionais.
Para a definição das faixas da etiqueta, a ANAC tomou por base a medição realizada em 5,3 mil passageiros, de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. Na média, a medida entre o glúteo e o joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 65 cm.
A metodologia definida pela Agência mede a distância mínima entre a almofada de apoio para as costas de um assento e do encosto do assento posterior ou de outra estrutura fixa na frente. A medição deve ser feita com as poltronas na posição vertical (como no momento da decolagem) e 75 milímetros acima do assento do banco. (As informações são do Infomoney)