A Sardenha foi eleita mais uma vez a região italiana dona das praias mais bonitas do país, segundo a classificação "Il Mare Più Bello", criada pelo guia turístico Guida Blu, que avalia cidades costeiras que contam com um mar bonito, além de preservarem a natureza nativa da região.
Na edição deste ano, o mar vencedor foi o da pequena cidade de Domus Maria, na província de Cagliari, seguido de Maremma, na região da Toscana. Já na terceira posição está a cidade de Castiglione della Pescaia, na província de Grosseto, na Toscana.
Todos os municípios escolhidos são totalmente empenhados na valorização e na proteção do ecossistema e, consequentemente, da bela paisagem. Além disso, eles estão envolvidos em projetos que incentivam a educação ambiental e a paixão pelos bens arqueológicos. "Neste ano vimos uma evolução do turismo que passou do turismo de massa para um turismo de qualidade, cuidando do ambiente e da sustentabilidade. Aumentamos as pessoas que escolhem lugares e destinos turísticos ecofriendly e verdes", explicou Rossella Muroni, presidente da associação ambientalista italiana Legambiente.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
No ranking dos mares mais bonitos ainda merecem ser citadas outras cidades como Baunei, na região da Sardenha; a Costa Adriática de Salento, incluindo Melendugno e Otranto, na província de Lecce; a cidade de Polignano a Mare seguido de Ostuni, Monopoli, Fasano e Carovigno, nas províncias de Bari e Brindisi.
O guia foi construído a partir de dados coletados pelo Legambiente sobre as características ambientais e de qualidade de serviços que vão desde o uso da biodiversidade do solo para as atividades de turismo e iniciativas de sustentabilidade.