Durante o ano de 2014 mais 1,550 milhão pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu nos 365 dias do ano de 2014. Desse total, 904.305 visitantes eram do Brasil. Os estrangeiros totalizaram 646.302 turistas.
Depois dos brasileiros, as nacionalidades que mais estiveram presentes na unidade de conservação, foram argentinos, paraguaios, americanos, franceses, alemães, espanhóis, japoneses, ingleses, australianos e peruanos.
O Parque Nacional do Iguaçu, com sua exuberância natural, atrai culturas e povos dos mais longínquos lugares do mundo. Em 2014 foram 172 países representados. Uma das curiosidades foi que os brasileiros visitaram mais o atrativo, com crescimento desse público em 22% em relação ao ano anterior. Outro destaque foram os paraguaios, que ganharam a terceira posição, historicamente ocupada pelos espanhóis. A visita de turistas do Paraguai teve um acréscimo de 3,4% com relação ao ano anterior.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
Ano atípico
A quantidade de turistas estrangeiros teve uma diminuição de 18,49%. Já entre visitantes dos países do Mercosul, a queda foi de 18,25%. Para a direção do Parque Nacional do Iguaçu, diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entres elas importantes eventos nacionais, como a Copa do Mundo de Futebol e as eleições brasileiras.
Mesmo com essas situações, Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, faz uma avaliação muito positiva sobre o potencial turístico do local. "A visitação às Cataratas do Iguaçu foi surpreendente. Mostrou a força que possui o maior atrativo turístico do Paraná e um dos mais importantes parques nacionais do Brasil. O parque conquistou a maior marca já registrada na sua história, superando o ano de 2012, até então o maior registro de visitação desde que se iniciou a estatística de visitação nos anos 80."
Parque
A unidade é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Desde o ano de 2000, a unidade conta com o apoio à visitação turística da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A.
Em conjunto, o órgão federal e a concessionária trabalham para apresentar diariamente aos visitantes uma paisagem singular de rara beleza cênica, que são as Cataratas do Iguaçu, com uma infraestrutura que garanta segurança, conforto e qualidade do passeio para todos. As ações também visam a preservar e estimular a visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu, que possui importantes reconhecimentos internacionais.
Desde 1986, o parque possui o título de "Sítio do Patrimônio Mundial Natural", concedido pela Unesco, e no ano de 2011 a sua principal atração, as Cataratas do Iguaçu, ganhou o reconhecimento como uma das "7 Maravilhas da Natureza", por votação aberta a pessoas de todo o mundo, da fundação suíça New 7 Wonders.